Klebsiella pneumoniae resistente à polimixina B é um problema de saúde pública mundial, uma vez que este antimicrobiano é utilizado como droga de último recurso para o tratamento de infecções hospitalares de diversos sítios causadas por microrganismos extensivamente droga-resistentes. Desta forma, a compreensão dos mecanismos pelos quais este microrganismo desenvolve a resistência é relevante para a implantação de estratégias que evitem sua disseminação.
ObjetivoRealizar a caracterização molecular dos mecanismos pelos quais 7 isolados de K. pneumoniae obtidos de amostras clínicas de pacientes tratados em um hospital terciário localizado na cidade de Bauru/São Paulo apresentam resistência à polimixina B.
MétodoOs isolados são provenientes de um banco biológico de amostras previamente caracterizadas por ensaios fenotípicos e moleculares, armazenadas no setor de Microbiologia do referido hospital. A detecção de plasmídeos de resistência e/ou de mutações associadas a resistência à polimixina B foi realizada através de técnica de sequenciamento do genoma completo utilizando o sequenciador Illumina.
ResultadosDentre os 7 isolados sequenciados, apenas um mostrou a presença de mutação no gene pmrB associada à resistência à polimixina B, e outro mostrou a presença de mutação no gene phoQ potencialmente associado a resistência. Não foram encontrados genes plasmidiais associados a resistência a esta droga. A identificação de mutações associadas a resistência à polimixina B em poucos dos isolados sequenciados, bem como a ausência de genes plasmidiais associados a resistência a esta droga, como o mcr, nos remetem a existência de outros eficientes mecanismos regulatórios associados à expressão gênica que conduzem a resistência à polimixina B, como a expressão de bombas de efluxo, a produção de cápsula e formação de biofilme, bem como a adaptação a estímulos ambientais adversos.
ConclusãoEsses resultados são relevantes por contribuir na compreensão do perfil epidemiológico da instituição, o que nos permite instituir medidas eficazes de controle de sua disseminação.