Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 168
Full text access
MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS DETERMINANTES ANTIGÊNICOS(EPÍTOPOS) DOS AGENTES BACTERIANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INSUMOS EM SAÚDE
Visits
1144
Flavio Rocha da Silva, Salvatore Giovanni de Simone, Paloma Napoleão-Pêgo, Larissa R. Gomes, Jorge S. Pina, Alexandre de Oliveira Saísse
Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS)/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Os agentes da etiológicos da coqueluche, difteria e cólera são responsáveis por milhares de morte toda ano, segundo OMS estima se que no período de 2020 e 2021 essas mortes aumentaram consideravelmente devido a baixa cobertura vacinal, principalmente causada pela pandemia de Covid-19 e também pelos movimentos anti vacinas. Destaca-se o aumento de difteria em diversos países de América Latina, principalmente na Venezuela e Haiti, surtos de cólera tem sido uma constância na África e o ressurgimento da coqueluche já um fato em diversos países, mesmo com uma boa cobertura vacinal.

Objetivo

Identificar os principais epítopos da Bordetella pertussis, Corynebacterium diphtheriae e Vibrio cholerae para o desenvolvimentos de insumos em saúde, contribuindo assim para o aperfeiçoamento de vacinas e o desenvolvimento de novos métodos diagnóstico.

Métodos

: As sequências completas das proteínas foram obtidas do SWISSPROT e Tr-EMBL (http://www.expasy.ch). Após a identificação dos epítopos, um alinhamento múltiplo (programa ClustalW) foram realizados para identificar possíveis sequências peptídicas semelhantes depositadas em banco de dados. A síntese de bibliotecas peptídicas foi realizada em sintetizador (Spot Synthesis-ASP222). Foram identificados os epitopos IgM e IgG. Foram comparados testes de Elisa existente no mercado com teste Elisa padronizado utilizando os epítopos mais imunodominates de cada agente etiológicos identificados.

Resultados

Na Bordetella pertussis 24 epítopos foram identificados na toxina pertussis e 25 epítopos da pertactina. Na Corynebacterium diphtheriae foram identificados 20 epítopos na toxina diftérica. Na enterotoxina da cólera foram identificaram 14 epítopos ne três proteínas testadas. Os testes de Elisa padronizados para coqueluche e difteria apresentaram uma sensibilidade de 99% e uma especificidade de 100%.

Conclusão

Nestes estudos identificamos todos os epítopos B lineares dos imunógenos da toxina pertussis, pertactina, toxina da difteria e enterotoxina da cólera. A identificação e o mapeamentos dos epítopos poderão contribuir para o desenvolvimento de métodos de diagnósticos mais eficientes. Resultados desses trabalhos também poderão contribuir para entendermos o processo de imunização e o aperfeiçoamento de vacinas para que sejam mais eficientes e menos reatogências.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools