Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-034
Open Access
MALÁRIA GRAVE COM ACOMETIMENTO PULMONAR POR PLASMODIUM VIVAX: UM RELATO DE CASO
Visits
888
Isadora Abrão de Souza, Matheus Cordeiro Marchiotti, Laís Gonçalves Tiveron, André Pelosi Alves, Alexandre Martins Portelinha Filho, José Wilson Zangirolami, Paulo Eduardo de Mesquita
Hospital Regional de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A malária é uma doença infecciosa febril aguda com uma prevalência anual de 300 milhões de pessoas acometidas. Diversas são as espécies causadoras da malária, sendo o P. vivax causador da forma branda terçã benigna que recidiva nas células hepáticas. O acometimento pulmonar é uma complicação frequente na Malária mais relacionado com o Plasmodium falciparum. A clínica assemelha-se as infecções virais, e as complicações pulmonares ocorrem em poucos dias do início da doença podendo ter formas subclínicas com hipóxia e hipocapnia até evolução para SDRA. A SDRA nos casos de malária está mais associada ao P. falciparum, porém ocasionalmente pode ocorrer manifestação por monoinfecção P. vivax ou infecção mista grave com P. falciparum.

Objetivo

Relatar um quadro de malária grave com acometimento pulmonar por Plasmodium vivax.

Método

Homem, 44 anos, caminhoneiro, viagem recente por Rondônia, admitido com mialgia, febre, cefaleia retroorbitária e inapetência há 10 dias. Ao exame físico: ictérico 1+/4+, afebril, hepatoesplenomegalia com 4 cm dos respectivos rebordos costais. Sorologias negativas e teste rápido para Leishmaniose Visceral não reagentes. Na admissão: hb: 10,1; plaquetas: 47.000; BD: 1,6; Bi:0,9; albumina: 2,8 e TGP: 104, demais exames sem alteração. USG de abdômen com esplenomegalia de grande monta. Na internação, paciente evoluiu com pancitopenia (hb: 8,5; Ht: 24,9%; plaquetas: 22.000 e leucócitos: 2550), desconforto respiratório súbito, feito TC de tórax com lesões periféricas (fig. 1) e derrame pleural bilateral (figs. 1 e 2). Devido quadro clínico respiratório e história pregressa foi solicitado PCR- RT para Sars-Cov-2 com resultado negativo, feito exame de gota espessa apresentando gametócitos e esquizonte de Plasmodium vivax, caracterizando um quadro de Malária grave por P. vivax.

Resultados

Prescrito esquema curto de Cloroquina mais Primaquina com melhora clínica e laboratorial do paciente, precedido de alta hospitalar com seguimento ambulatorial.

Conclusão

A malária é um diagnóstico diferencial nas febres de origem indeterminada com história de viagens recentes. Na malária por P. vivax a maioria dos casos evoluem de forma benigna com uma parcela com potencial de evoluir de forma grave podendo ter acometimento pulmonar. Nos últimos anos, aumentaram os relatos de casos de malária grave por monoinfecção por P. vivax, sendo assim a mesma deve ser considerada como uma causa de malária grave já que o atraso no diagnóstico e no tratamento aumenta a mortalidade da doença.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools