Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
LEVEDURAS DO GÊNERO CANDIDA ISOLADAS DE HEMOCULTURA DE PACIENTES HOSPITALIZADOS
Visits
985
Luciana Wu
Corresponding author
lucianawu99@gmail.com

Corresponding author.
, Larissa Negrão Rebelo de Almeida, Laura Lavorato Soldati, Patricia Guedes Garcia
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivos

Leveduras do gênero Candida estão entre as principais causas de Infecção da Corrente Sanguínea (ICS) em todo o mundo, sendo associadas à piora do prognóstico, aumento do tempo de internação e altas taxas de mortalidade. As principais espécies que causam a candidemia no Brasil são Candida albicans, Candida parapsilosis e Candida tropicalis, sendo a C. albicans a mais prevalente. Todavia, nas últimas décadas tem aumentado a prevalência de espécies de Candida Não-Albicans (CNA) e principalmente a emergência de Candida auris, que possui mecanismos de resistência aos antifúngicos mais prescritos na prática médica, caracterizando um cenário de preocupação mundial. Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de Candida spp. nas hemoculturas de pacientes hospitalizados, bem como a prevalência das espécies mais isoladas e sua distribuição por setores do hospital.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional e retrospectivo, em que foram analisados, através de bancos de dados, os resultados de hemoculturas de pacientes hospitalizados em um hospital de ensino da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados

No período do estudo, foram realizadas 3262 hemoculturas, sendo 1059 (32,46%) positivas. Destas, 1008 (95,18%) tiveram crescimento bacteriano e 51 (4,82%) tiveram crescimento de Candida spp. Foram isoladas 20 (39,22%) linhagens de C. albicans e 31 (60,78%) linhagens de CNA. Das hemoculturas com CNA isolados, 14 foram C. tropicalis (45,16%), 10 C. parapsilosis (32,26%), 3 C. glabrata (9,68%), 2 Candida kefyr (6,45%) e 2 Candida lusitaniae (6,45%). Em relação a distribuição das linhagens de Candida isoladas das hemoculturas por setores do hospital, 51 isolados de Candida spp., 25 (49,02%) foram do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), 11 (21,57%) do bloco cirúrgico e 15 (29,41%) foram das enfermarias.

Conclusão

Candida albicans é a principal espécie relacionada a candidemia em pacientes hospitalizados, porém espécies do grupo CNA têm apresentado elevada prevalência em isolados de hemocultura, principalmente em pacientes de CTI.

Palavras-chave:
Candida Candidemia
Infecção da corrente sanguínea
Hemocultura
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools