Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-042
Open Access
IV CURSO DE ANTIBIOTICOTERAPIA DA LIGA DE INFECTOLOGIA DA BAHIA (LAIB): O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA APROXIMAÇÃO TEÓRICO E PRÁTICA DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE EM TEMAS DA INFECTOLOGIA
Visits
825
Caroline Castro Vieira, Wemerson Oliveira Freitas, Mariana Souza Santos Oliveira, Keila da Silva Goes Di Santo, Geser Mascarenhas de Barros, Flávia de Souza Santos, Lindracy Luara Bollis Caliari, Gilmar Santos Oliveira Junior, Áurea Angelica Paste
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A antibioticoterapia representa um grande avanço na prática médica e seu conhecimento adequado é essencial para uma conduta assertiva no tratamento das doenças infecciosas. Em vista disso, a Liga Acadêmica de Infectologia da Bahia (LAIB) promoveu a IV edição do Curso de Antibioticoterapia, entre os dias 07 e 15 de março de 2022. O evento foi idealizado visando difundir, entre os estudantes e profissionais da área da saúde, conceitos e fundamentos essenciais relacionados aos antibióticos, bem como suas aplicações clínicas e atualizações.

Objetivo

Relatar a experiência da realização do IV Curso de Antibioticoterapia pelos membros da LAIB.

Método

Trata-se de um relato de experiência acerca da realização da IV edição do Curso de Antibioticoterapia, promovido pela Liga Acadêmica de Infectologia da Bahia, entre os dias 07 e 15 de março de 2022.

Resultados

O curso foi estruturado em cinco aulas teóricas apresentadas por médicos infectologistas, através de transmissão pela plataforma YouTube, abordando farmacologia, microbiologia e mecanismos das diferentes classes de antibióticos; e simulação de casos clínicos contextualizados para exercício e aplicação dos temas estudados, com estações práticas, ministradas pelos discentes membros da Liga. Foram produzidos e divulgados materiais de estudo para os participantes, com textos informativos, esquemas e referências, revisados por médicos do Conselho Consultivo da LAIB. Todo o conteúdo do curso foi baseado nas principais referências nacionais e internacionais de terapia antimicrobiana, sendo revisado pela orientadora da Liga, Dra Áurea Angélica Paste.

Conclusão

O protagonismo estudantil na aproximação teórico e prática no IV Curso de Antibioticoterapia se deu em virtude do conhecimento adquirido sobre o tema. Foi, de fato, muito enriquecedor para os estudantes o contato com a temática e o aprofundamento nesse conteúdo, através das aulas ministradas. Pode-se observar nas discussões de casos clínicos durante a imersão prática do curso, que os conhecimentos foram servidos e bem aplicados pelos inscritos no curso. É imprescindível que os estudantes de saúde tenham conhecimento amplo e sólido sobre esse assunto, pois há impacto direto sobre a conduta enquanto profissionais de saúde, a fim de evitar uso errático e indiscriminado dos antibióticos, gerando resistência bacteriana e seleção de microrganismos multirresistentes.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools