Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INVESTIGAÇÃO DE PARECHOVIRUS, AICHIVIRUS E COSAVIRUS EM AMOSTRAS DE GASTROENTERITE AGUDA NA REGIÃO NORTE E NORDESTE DO BRASIL
Visits
669
Ana Luiza da Mota Raminhoa,
Corresponding author
anaraminho@hotmail.com

Corresponding author.
, Daniele Ferreira Bezerrab, Wanderley Dias das Chagas Juniorc, James Lima Ferreirac, Raiana Scerni Machadod, Fernando Neto Tavaresc
a Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), Belém, PA, Brasil
b Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, PA, Brasil
c Instituto Evandro Chagas, Belém, PA, Brasil
d Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivos

As gastroenterites agudas (GEA) são doenças que se constituem como a segunda maior causa de morte em crianças de todo mundo, especialmente em crianças menores de cinco anos, ocorrendo principalmente em países de baixa e média renda. Os agentes virais como rotavírus e norovírus têm sido demonstrados como as causas mais frequentes, no entanto alguns membros da família Picornaviridae também foram associados à diarreia em humanos. Diante disto, objetivou-se a realização da vigilância expandida dos picornavírus em amostras fecais de crianças com quadro de gastroenterite aguda em estados da região Norte e Nordeste do Brasil entre os anos de 2020 e 2021.

Métodos

Para isso, foram utilizadas suspensões fecais provenientes de crianças com quadro de gastroenterite aguda e encaminhadas ao Laboratório de Enterovírus do Instituto Evandro Chagas através das redes de vigilância de rotavírus e póliovirus nos anos de 2020 e 2021. Para detecção foi realizada a extração do RNA viral utilizando o QIAmp Viral RNA Mini Kit (QIAGEN), posteriormente foi realizada a reação de RT-qPCR utilizando o kit comercial GoTaq Probe 1-Step RT-qPCR System (Promega) e oligonucleotídeos e sondas específicos para detecção de Parechovirus, Aichivirus e Cosavirus. Foram analisadas 419 amostras de suspensão fecal, nas quais 31,7% (133) foram positivas para parechovirus (HpeV), aichivírus (AiV) e cosavírus (CosV).

Resultados

Com isso, foi observado à prevalência dos CosV, os quais estavam presentes em 57,1% (76/133) das amostras, seguido pelo HpeV com 37% (49/133) e por fim os AiV com 6% (8/133). Foram identificadas 18 codetecções entre os vírus investigados, sendo possível observar de HpeV com CosV em 13 amostras, duas codetecções entre AiV e CosV e três codetecções entre os três vírus investigados.

Conclusão

Diante do exposto, conclui-se que é importante a vigilância desses vírus para fomentar estudos que visem comprovar sua atuação e comportamento como agentes causadores de gastroenterite, visto que sua prevalência em amostras vem se tornando cada vez mais prevalente e a escassez de estudos no mundo e no Brasil com esse objetivo acabam postergando esses resultados, por isso torna-se de extrema importância à continuidade dessa pesquisa nas regiões norte e nordeste, por conta de sua alta prevalência, para saber sua atuação e comportamento como agentes gastroentéricos.

Palavras-chave:
Picornavírus RT-qPCR Vigilância
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools