Journal Information
Vol. 28. Issue S3.
IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro
(November 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S3.
IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro
(November 2024)
Full text access
INTERVENÇÃO EDUCATIVA E AÇÕES EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS ENTRE CRIANÇAS CARENTES
Visits
33
Vinnia Beatriz Mascarenhas Barreto da Silva, Valéria Bittencourt Ferreira Santos, Carlos Danilo Cardoso Matos Silva
UNEX, Feira de Santana, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S3

IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro

More info
Introdução

As enteropatias parasitárias são doenças comuns em indivíduos de todo o mundo, mas principalmente aqueles expostos a condições de vida precárias e em vulnerabilidade social, sendo, portanto, mais prevalentes em países subdesenvolvidos, a exemplo do Brasil. Crianças em idade escolar estão entre as mais suscetíveis, já que possuem um sistema imune menos desenvolvido, uma higiene pessoal deficiente e o hábito de brincar em terra poluída. Logo, localidades com déficit de salubridade propagam a contaminação principalmente entre os menores. Dessa maneira, compreende-se a relevância desse tema. Posto isto, este projeto de intervenção teve como objetivos transmitir educação em saúde em relação às parasitoses intestinais nas crianças, analisar em laboratório os parasitológicos de fezes e verificar a prevalência das parasitoses, iniciar práticas educativas, prevenir e educar a comunidade.

Materiais e métodos

As práticas de educação em saúde foram realizadas com crianças de 2 a 14 anos de idade, residentes da comunidade de baixa renda São João do Cazumbá em Feira de Santana - Bahia. Em suma, apresentou-se o projeto para a comunidade e foram recolhidas as assinaturas dos Termos de Assentimento do Menor e do Consentimento Livre e Esclarecido das famílias interessadas. Ainda foi realizado um questionário de dados de cada família, abrangendo: condições de moradia e saúde, ambiência residencial e contexto familiar. Após, foi armazenado em cooler as amostras de fezes entregues pelos pais e responsáveis. Por fim, utilizou-se recursos de um laboratório para análise dos parasitológicos de fezes e, com os resultados foi feito um levantamento das parasitoses mais prevalentes nessa comunidade infantil, para elaboração de panfletos educativos.

Resultados

Posterior a análise laboratorial, foi detectado, por ordem de mais prevalentes: Ascaris lumbricoides, Giardia lamblia, Trichuris trichiura, Entamoeba histolytica, Ancilostomídeos, Taenia sp. e Enterobius vermicularis. Com isso, estudantes de medicina elaboraram panfletos para promover uma conscientização dos habitantes dessa comunidade em relação a tais parasitoses. CONCLUSÃO Com a execução do projeto e após as análises laboratoriais, os panfletos elaborados foram de importância ímpar para a educação dessa parcela da população feirense, inclusive, porque foi realizado com olhar atencioso para os menores em idade escolar, possuindo grande interferência sobre o crescimento e estado nutricional desses.

Palavras-chave

Enteropatias Parasitárias, Pré-Escolar, Promoção da Saúde.

Conflitos de interesse

Não houve conflito de interesse.

Ética e financiamentos: Declarações de interesse

Nenhum.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools