Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE - IRASEP-135
Open Access
INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA POR STAPHYLOCOCCUS SPP. EM PACIENTES ATENDIDOS NO COMPLEXO HOSPITALAR DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: DETERMINAÇÃO DA PREVALÊNCIA E SEU PERFIL DE SUSCETIBILIDADE
Visits
850
Arthur Lotufo, José Guilherme Ferreira, Alexandre José Natário, Inneke Heijden Natário, Jeane Bueno Facioli
Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Santo André, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Infecções de Corrente Sanguínea (ICS) são causa importante de aumento da morbimortalidade hospitalar, do prolongamento da internação e do aumento dos custos assistenciais.

Objetivo

Identificar a prevalência das infecções estafilococócicas em pacientes atendidos nos hospitais do Complexo de São Bernardo do Campo e seus respectivos perfis de susceptibilidade, para determinar a epidemiologia e auxiliar na escolha terapêutica.

Método

Foi realizado um estudo epidemiológico observacional, descritivo e retrospectivo. Os dados foram extraídos a partir de relatórios das hemoculturas realizadas no período de agosto de 2019 a julho de 2020, no Laboratório de microbiologia do Centro Universitário FMABC e analisados em Microsoft Excel. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 4.258.083).

Resultados

Foram analisadas 5.825 hemoculturas de 3.100 pacientes. Um total de 1.230 (21,1%) hemoculturas foram positivas para 54 tipos de microrganismos diferentes. Dos 1284 patógenos isolados, 742 (57,8%) foram identificados como Staphylococcus spp., sendo 247 (19,2%) Staphylococcus coagulase-negativa não lugdunensis (SCN-NL), 10 (0,8%) Staphylococcus lugdunensis e 183 (14,2%) Staphylococcus aureus (SA). Os SCN-NL apresentaram maior resistência à clindamicina (85,7%), penicilina (84%) e eritromicina (83,3%). Dos isolados de SA, 92,3% apresentaram resistência à penicilina e 77,59% aos macrolídeos. Todos os isolados de Stapylocococcus apresentaram sensibilidade à linezolida e vancomicina. Foram detectados 49,7% de isolados MRSA. O isolamento de SCN-NL em hemoculturas foi provavelmente decorrente de contaminação de pele, indicando a necessidade de aprimoramento técnico na coleta de amostras. A elevada resistência à penicilina e eritromicina, assim como a ampla sensibilidade à vancomicina e linezolida, são achados que corroboram com outras publicações nacionais. A prevalência de isolados MRSA está de acordo com outros estudos epidemiológicos, demonstrando que este ainda é um patógeno de grande importância hospitalar.

Conclusão

As infecções estafilocócicas apresentaram grande importância na epidemiologia das Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (IRAS), especialmente pela frequência elevada de isolados resistentes aos beta-lactâmicos, macrolídeos e lincosamidas. A detecção elevada de isolados SCN (75,3%) sugere uma provável contaminação na coleta das hemoculturas indicando a necessidade da realização de educação continuada nos hospitais estudados.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools