Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐451
Full text access
IMPACTO NA BAIXA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO NO CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID‐19 NO BRASIL
Visits
3661
Walef Robert Ivo Carvalho, Gabriela Castori de Souza, Paula Simões, Thales Nacio A. Teixeira, Thayná Calixto D. Santos, Renan Henrique C. Merlini
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O sarampo é uma doença altamente infecciosa grave causada por um vírus pertencente à família Paramyxoviridae e gênero Morbillivirus. O vírus do sarampo é transmitido pela via respiratória e os sintomas são febre, tosse, coriza e conjuntivite, seguida por erupção cutânea característica. A única maneira de prevenção atualmente é através da vacinação. No ano de 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus, houve uma queda na vacinação contra o sarampo em crianças e adultos. Trata‐se, portanto, de um cenário de crise de saúde pública por todo o território brasileiro.

Objetivo: Analisar o impacto da pandemia pelo vírus Sars‐Cov‐2 no acesso e cobertura vacinal do sarampo durante o ano de 2020 comparando com dados epidemiológicos registrados em 2019, fora do contexto pandêmico.

Metodologia: Utilizaram‐se estudos publicados acerca de pesquisas epidemiológicas em bases de dados como Scielo, Pubmed e sites governamentais, utilizando descritores como: sarampo e campanha de vacinação durante a pandemia.

Resultados: O efeito direto da pandemia por COVID‐19 na cobertura vacinal da população brasileira fica em evidência ao analisar o aumento de número de casos subnotificados pelas Secretarias de Saúde. De acordo com o boletim da Semana Epidemiológica divulgada pelo Ministério da Saúde, até o fim de agosto de 2020 foram notificados 15.594 casos de sarampo, confirmados 7.856, descartados 7.104 e estão em investigação 634. Os estados do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de casos confirmados de sarampo, totalizando 7.637. Os óbitos por sarampo ocorreram nos estados do Pará (3), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). Em 2019 foram aplicadas 2.914.374 doses nos adultos e o Programa Nacional de Imunização no ano foi atingido (PNI). Já em 2020, houve queda expressiva nas vacinações com baixa cobertura vacinal em algumas regiões.

Discussão/Conclusão: É evidente que a vacinação contra o sarampo evita a propagação e a disseminação em todo território, evitando óbitos. Com base no aumento dos casos, faz‐se necessário fortalecer a capacidade dos sistemas de Vigilância Epidemiológica do sarampo, PNI e reforçar as equipes de investigação de campo para garantir a investigação oportuna e adequada dos casos notificados, assim como produzir ampla estratégia midiática, nos diversos meios de comunicação, para informar profissionais de saúde, população e comunidade geral sobre o sarampo e a importância da vacinação, mesmo no cenário pandêmico atual para atingir a PNI.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools