Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 134
Full text access
GANHO DE PESO APÓS "SWITCH" PARA ESQUEMAS ANTIRRETROVIRAIS CONTENDO DOLUTEGRAVIR EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS, SALVADOR-BAHIA, EM 2018
Visits
1310
Beatriz Tejo Dantasa, Monaliza Cardozo Rebouçasb, José Adriano Góes Silvab, Ciro Chang Carvalho Santanaa, Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da Silvab, Fabianna Márcia Maranhão Bahiab
a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Salvador, BA, Brasil
b Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

O dolutegravir (DTG) é um antirretroviral com diversos estudos mostrando sua eficácia, segurança e tolerabilidade. Nesse cenário, o Ministério da Saúde do Brasil instituiu a nota técnica 03/2018 que recomenda a substituição (switch) de esquemas ARV, em pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (PVHIV), estáveis e com supressão viral, para esquemas baseados em DTG. Entretanto, muitos estudos recentes relataram ganho de peso e alterações da composição corporal após o início do uso do DTG.

Objetivo

Avaliar a mudança ponderal, estado nutricional e características sociodemográficas de PVHIV após o switch para esquemas baseados em DTG. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, observacional, de dados secundários, que incluiu pacientes HIV positivos acompanhados em um centro de referência da Bahia, Brasil, que realizaram switch para esquemas baseados em DTG em 2018. Foram avaliadas as cargas virais do HIV (CV-HIV), peso, IMC, entre outras variáveis, antes e após 1 ano do switch. Variáveis categóricas foram expressas em frequências absolutas e relativas, e as quantitativas em média e desvio padrão. Para análise de associação entre as variáveis categóricas, foi utilizado o teste de QuiQuadrado ou Mc Nemar, e para as quantitativas, teste t de student ou teste t de student pareado. Foi considerado estatisticamente significante valor de p<0,05 e intervalo de confiança de 95%.

Resultados

234 (97,5%) pacientes usaram DTG após o switch por pelo menos 24 semanas, sendo incluídos na análise. A CV-HIV se manteve indetectável após 1 ano do switch em 99,1% dos pacientes. Observou-se um aumento de 1,2±3,4Kg no peso e de 0,4 ± 1,2Kg/m² no índice de massa corpórea (p < 0,001), após o switch. Em 83 (35,5%) pacientes foi observado o ganho de ao menos 2 Kg de peso absoluto e, em 11 (4,8%) pacientes, o ganho foi superior a 10% do peso corporal. Não houve diferença no ganho de peso absoluto entre os sexos (homens 1,2 ± 3,4 Kg versus mulheres 1,4 ± 3,6 Kg; p = 0,69). Houve redução das taxas de desnutrição/eutrofismo e aumento das taxas de sobrepeso/obesidade (p < 0,01). Foram encontrados cinco (2,1%) casos de interrupção do DTG devido a reações adversas, após ao menos 24 semanas de uso.

Conclusão

Apesar de nossos resultados sobre o aumento de peso no switch para DTG terem sido mais discretos que outros estudos, esse é um dado positivo para a nossa população, visto que aumentos excessivos de peso podem levar ao aumento de distúrbios cardiometabólicos.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools