Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: COVID-19EP-158
Open Access
FREQUÊNCIA DE BACTEREMIAS E CANDIDEMIAS EM CASOS FATAIS DE COVID-19 EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA BAHIA
Visits
818
Geovanna Neri Gomes, Alana Coleta L. Pereira, Verônica de F.D. Rocha, Alessandra Carvalho Caldas
Instituto Couto Maia (ICOM), Salvador, BA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e a possibilidade de coinfecção por bactérias e fungos pode ocorrer devido a diversos fatores como a destruição dos tecidos, liberação de citocinas e desregulação do sistema imune, mas também por características intrínsecas do indivíduo e suas comorbidades, podendo contribuir para o aumento da mortalidade e severidade dos casos.

Objetivo

Descrever a frequência de bacteremias e candidemias em pacientes com COVID-19 que evoluíram a óbito em um hospital especializado de infectologia de Salvador-Bahia, e caracterizar os principais microrganismos associados e perfil de sensibilidade.

Método

Trata-se de um estudo observacional retrospectivo de corte transversal, unicêntrico e descritivo realizado no Instituto Couto Maia. Foram incluídos pacientes com COVID-19 diagnosticados por RT-PCR que evoluíram a óbito no período de abril a dezembro de 2020, e apresentaram bacteremia e/ou candidemia até 14 dias antes do óbito. Foram considerados para o estudo pacientes cujas hemoculturas evidenciaram pelo menos um resultado positivo com Candida spp. ou bactérias, exceto para o grupo dos Staphylococcus coagulase negativa que deveriam ser detectados em pelo menos 2 coletas. Os dados foram armazenados em banco de dados no Excel e analisados no SPSS. A análise das variáveis foi descrita em frequência simples e proporção.

Resultados

Foram incluídos 206 pacientes e 16.5% (n = 34/206) apresentaram infecção de corrente sanguínea. Os agentes mais frequentes foram 26.4% Klebsiella pneumoniae, 17.6% Acinetobacter baumanii, 14.7% Candida spp, 14.7% Enteroccocus faecalis, 8.82% Burkholderia cepacia, 5.88% Pseudomonas aeruginosa, 2.94% Providencia spp, 2.94% Proteus spp e 2.94% Staphylococcus aureus. Todos os A. baumannii e 77% das K. pneumoniae apresentaram resistência aos carbapenêmicos. Sobre as K. pneumoniae, 66% apresentaram resistência a gentamicina e 33% a amicacina. Todos A. baumannii eram sensíveis a gentamicina. Todos E. faecalis apresentaram sensibilidade a vancomicina. Não foi detectado S. aureus resistente a oxacilina.

Conclusão

O aumento de infecções por gram negativos multirresistentes e Candida spp. durante a pandemia também foi evidenciado em outros estudos. É possível que a infecção por esses microorganismos tenham contribuído para os óbitos desses pacientes.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools