Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
FREQUÊNCIA, CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E GRAVIDADE DOS SUBTIPOS DE A E B DO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO ENTRE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EM BOTUCATU
Visits
246
Tatiana de Campos Melo
Corresponding author
tatiannacmelo@gmail.com

Corresponding author.
, Karen Ingrid Tasca, Ana Júlia Tavares, Luiz Guilherme Alonso Costa, Micheli Pronunciate, Joelma Gonçalves Martin, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, Guilherme Targino Valente, Rejane Maria Tommasini Grotto
Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

O vírus sincicial respiratório humano (VSR) é a causa mais comum de doenças respiratórias graves em crianças, principalmente nos cinco primeiros anos de vida, sendo um problema de saúde pública recorrente ano a ano. Este estudo propõe avaliar as diferenças na evolução clínica da população pediátrica hospitalizada, de acordo com a infecção pelo genótipo A ou B do VSR.

Métodos

Amostras de swab naso/orofaríngeo coletadas de crianças de 0 a 6 anos hospitalizadas no Hospital das Clínicas de Botucatu, de janeiro a abril de 2023 foram processadas por RT-PCR seguida de hibridização capaz de detectar 24 patógenos respiratórios. Das amostras avaliadas, foram identificados 35 casos de VSR. Para análise dos dados clínicos obtidos do prontuário médico dos pacientes, foram realizadas associações pelo Teste Qui-Quadrado, comparação de médias por Teste Gamma, Teste T e Poisson, além de correlação de Pearson e análise fatorial múltipla (MFA).

Resultados

Foram avaliadas 24 (68,6%) crianças infectadas pelo VSR-A e 11 (31,4%) pelo VSR-B. Os sintomas mais frequentes foram tosse (88,6%) e dispneia (68,6%). Apesar da maioria das crianças (64,5%) apresentar saturação de O2 normal, 13 (37,1%) necessitaram de unidade de terapia intensiva, sendo que para apenas 1 (2,9%) houve intubação orotraqueal e nenhuma veio a óbito. Em raio-X, verificou-se uma hiperinflação pulmonar na maioria dos casos (74%). Não houve associação entre estas variáveis com os subgrupos virais. Analisando os 35 pacientes conjuntamente via MFA em função da idade, observou-se uma relação entre temperatura, plaquetas, leucócitos, bastões e proteína C reativa (PCR). Na comparação das médias, as crianças com o VSR-B eram mais velhas (8,0 ± 6,3 vs 20,1 ± 22,7 meses, p = 0,004), tiveram maior tempo de hospitalização (7,4 ± 3,3 vs 10,1 ± 6,7 dias, p = 0,015), menor número de plaquetas, linfócitos e monócitos, além de médias mais elevadas de PCR (1,6 ± 1,5 vs 4,4 ± 4,0, p = 0,001). Ademais, a PCR mostrou correlação positiva com a porcentagem de eosinófilos (p = 0,008) neste mesmo grupo.

Conclusão

Apesar de crianças com o VSR-A serem mais novas e, em teoria, as mais susceptíveis a um pior prognóstico, e do subtipo A parecer ser mais patogênico segundo a literatura, foi observado, na prática, que aquelas infectadas pelo VSR-B foram mais acometidas na hospitalização, pois apresentaram maiores indicadores de inflamação e permaneceram internadas por um período maior.

Palavras-chave:
Vírus sincicial respiratório crianças srag hospitalização
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools