Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
FATORES DE RISCO, CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA DE PACIENTES COM MICOBACTÉRIAS NÃO TUBERCULOSAS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO CEARÁ: ANÁLISE DE 6 ANOS
Visits
235
Pedro Ítalo Oliveira Gomesa,
Corresponding author
pedroitalo_oli@hotmail.com

Corresponding author.
, Karene Ferreira Cavalcanteb, Clarissa Perdigão Melloc, Leonardo Nogueira Meirelesa, Zayra Hellen de Abreu Alexandrea, Bruno Pinheiro Aquinoa, Liliane Nogueira Granjeiroa, Terezinha do Menino Jesus Silva Leitãoa, Yolanda de Barros Lima Moranoc, Tânia Mara Silva Coelhod, Evelyne Santana Girãoa, Silvia Figueiredo Costac, Lauro Vieira Perdigão Netoa
a Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Fortaleza, CE, Brasil
b Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
c Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
d Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

As micobactérias não tuberculosas (MNT) são um problema de saúde pública emergente. Comumente ocorrem em pacientes com fatores de risco como imunossupressão e doença pulmonar. O diagnóstico pode ser realizado através da cultura para micobactérias e métodos moleculares. Há muitas lacunas sobre o entendimento genotípico, fenotípico e clínico-epidemiológico envolvendo esses agentes. O objetivo deste trabalho foi descrever características clínicas e epidemiológicas e aspectos microbiológicos de pacientes com MNT em um hospital terciário de doenças infecciosas.

Métodos

Coorte retrospectiva de pacientes com isolamento de MNT em pelo menos uma amostra clínica. O período estudado foi de janeiro de 2017 a dezembro de 2022. Foram analisados dados demográficos, clínicos, microbiológicos, desfecho de tratamento e mortalidade dos pacientes. Para amostras de escarro, o isolamento em duas amostras em dias diferentes de coleta foi o critério utilizado. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São José de Doenças Infecciosas (CAAE: 65373822.0.0000.5044/2022)

Resultados

Foram analisados 71 pacientes: 40 (56%) do sexo masculino e 28 PVHA (39%), com 109 amostras clínicas. Um total de 50 casos de doença por MNT foram diagnosticados por critérios clínicos e microbiológicos, com predomínio de forma pulmonar (n = 35/50; 70%), seguido de cutânea (n=8/50; 16%) e disseminada (n = 7/50; 14%). Os demais não obedeceram critérios microbiológicos para a doença por MNT. O principal fator de risco para forma pulmonar encontrado foi doença pulmonar prévia, para cutânea a realização de procedimentos cirúrgicos ou estéticos, e todos os pacientes com forma disseminada são PVHA. Houve diversidade de espécies encontradas, com predomínio de espécies dos Complexo Mycobacterium avium (para formas pulmonares e disseminadas), e Mycobacterium abscessus (para forma cutânea). Houve pacientes com Tuberculose (TB) pulmonar ativa coinfectados por MNT (n = 4/14; 29%). A mortalidade geral foi de 28% (n=20/71), e em sete pacientes o diagnóstico só foi realizado após o óbito.

Conclusão

Houve correlação entre PVHA e MNT, além de pacientes com doença pulmonar, inclusive TB ativa. Diante da diversidade ecológica, a identificação das espécies e a agilidade no diagnóstico podem ser estratégias para diminuir a mortalidade e garantir tratamento adequado.

Palavras-chave:
Micobactérias não tuberculosas Mycobacterium avium Mycobacterium abscessos
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools