XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoA medida do potencial Zeta tem sido considerada uma ferramenta para estimar a carga da superfície das bactérias, uma característica física fundamental para a eletrofisiologia bacteriana. Esta investigação tem despertado grande interesse no desenvolvimento de novos antimicrobianos devido a compreensão da permeabilidade da droga. Assim, o estudo foi realizado com o objetivo de investigar a carga superficial de diferentes cepas de Klebsiella pneumoniae visando elucidar o efeito da permeabilidade de antimicrobianos.
MetodologiaAs análises do potencial Zeta foram determinadas pelo equipamento Zetasizer Nano ZS90 (Malvern Instruments, Reino Unido). As leituras foram realizadas com 1 mL da amostra depositada em uma célula capilar (DTS1070, Malvern). Os resultados correspondem a média de três leituras no ângulo de 90°. Neste estudo foram analisadas três cepas clínicas de Klebsiella pneumoniae com diferentes perfis de susceptibilidade e uma cepa padrão. Um nanofármaco previamente sintetizado também foi analisado para comparar sua interação com as cepas estudadas.
ResultadoAs quatro cepas estudadas apresentaram carga negativa, apresentando um potencial Zeta médio de -30,55 ± 1,56 mV. Enquanto o nanofármaco produzido apresentou um potencial Zeta de -37,6 mV, em que sua contribuição aniônica promove a interação com as bactérias estudadas facilitando a permeabilidade do fármaco.
ConclusãoOs valores do potencial Zeta podem elucidar o efeito da permeabilização do antimicrobiano fornecendo bases para interações droga-membrana.