XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoO linfoma do tecido linfoide associado à mucosa (MALT) gástrica (LMG) é uma neoplasia de células B de baixo grau fortemente associada à gastrite crônica induzida por Helicobacter pylori. As diretrizes clínicas recomendam a erradicação de H. pylori como o tratamento primário para LMG em estágio inicial. O presente estudo almeja performar uma revisão sistemática com meta-análise para determinar o índice de remissão histopatológica completa (RhC) do linfoma MALT gástrico H. pylori-positivo em estágio inicial após terapia de erradicação bacteriana.
MétodosRealizou-se pesquisas independentes nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase e Cochrane Central até setembro de 2022. Foram incluídos estudos observacionais retrospectivos e prospectivos que reportaram o RhC do linfoma MALT gástrico H. pylori-positivo em estágio inicial após terapia de erradicação bacteriana. Avaliou-se o risco de viés dos estudos incluídos utilizando-se as listas de verificação do Joanna Briggs Institute (JBI). Calculou-se a prevalência e os respectivos intervalos de confiança (95%CI) por modelo de efeitos aleatórios. A heterogeneidade foi avaliada utilizando-se o teste Q de Cochran e a estatística I2 e considerada significativa se p < 0.01 e I² > 50%. Análises de subgrupos e meta-regressão foram conduzidos para explorar potenciais fontes de heterogeneidade.
ResultadosTriou-se títulos e resumos de 1576 artigos; 96 foram recuperados e acessados na íntegra. Finalmente, 61 artigos foram incluídos na meta-análise de proporções (P-MA). Dentre estes, 46 eram estudos prospectivos e, 25, retrospectivos. Todos os estudos apresentaram risco de viés baixo ou moderado, à exceção de um. Um total de 2936 pacientes com LMG em estágio inicial positivos para H. pylori, nos quais a erradicação bacteriana foi bem sucedida, foram incluídos na análise. O índice de remissão completa de LMG em estágio inicial positivos para H. pylori após erradicação bacteriana combinada foi de 75,18% (IC95%: 70,45% - 79,91%). A P-MA indicou heterogeneidade substancial no RhC relatado (I2 = 92%; P < 0,01). A meta-regressão identificou modificadores de efeito estatisticamente significativos, como a proporção de pacientes com LMG positivos para t(11;18)(q21;q21) e o risco de viés em cada estudo.
ConclusãoEsta P-MA sugere a eficácia da erradicação do H. pylori como a terapia inicial única para o LMG em estágio inicial, embora a heterogeneidade substancial observada limite a interpretação dos dados.