Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ERRADICAÇÃO DE HELICOBACTER PYLORI NO TRATAMENTO DO LINFOMA DO TECIDO LINFOIDE ASSOCIADO À MUCOSA GÁSTRICA EM ESTÁGIO INICIAL: UMA META-ANÁLISE ATUALIZADA
Visits
606
Fabian Fellipe Bueno Lemos
Corresponding author
fabianfellipe@gmail.com

Corresponding author.
, Marcel Silva Luz, Caroline Tianeze de Castro, Mariana Santos Calmon, Fabrício Freire de Melo
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

O linfoma do tecido linfoide associado à mucosa (MALT) gástrica (LMG) é uma neoplasia de células B de baixo grau fortemente associada à gastrite crônica induzida por Helicobacter pylori. As diretrizes clínicas recomendam a erradicação de H. pylori como o tratamento primário para LMG em estágio inicial. O presente estudo almeja performar uma revisão sistemática com meta-análise para determinar o índice de remissão histopatológica completa (RhC) do linfoma MALT gástrico H. pylori-positivo em estágio inicial após terapia de erradicação bacteriana.

Métodos

Realizou-se pesquisas independentes nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase e Cochrane Central até setembro de 2022. Foram incluídos estudos observacionais retrospectivos e prospectivos que reportaram o RhC do linfoma MALT gástrico H. pylori-positivo em estágio inicial após terapia de erradicação bacteriana. Avaliou-se o risco de viés dos estudos incluídos utilizando-se as listas de verificação do Joanna Briggs Institute (JBI). Calculou-se a prevalência e os respectivos intervalos de confiança (95%CI) por modelo de efeitos aleatórios. A heterogeneidade foi avaliada utilizando-se o teste Q de Cochran e a estatística I2 e considerada significativa se p < 0.01 e I² > 50%. Análises de subgrupos e meta-regressão foram conduzidos para explorar potenciais fontes de heterogeneidade.

Resultados

Triou-se títulos e resumos de 1576 artigos; 96 foram recuperados e acessados na íntegra. Finalmente, 61 artigos foram incluídos na meta-análise de proporções (P-MA). Dentre estes, 46 eram estudos prospectivos e, 25, retrospectivos. Todos os estudos apresentaram risco de viés baixo ou moderado, à exceção de um. Um total de 2936 pacientes com LMG em estágio inicial positivos para H. pylori, nos quais a erradicação bacteriana foi bem sucedida, foram incluídos na análise. O índice de remissão completa de LMG em estágio inicial positivos para H. pylori após erradicação bacteriana combinada foi de 75,18% (IC95%: 70,45% - 79,91%). A P-MA indicou heterogeneidade substancial no RhC relatado (I2 = 92%; P < 0,01). A meta-regressão identificou modificadores de efeito estatisticamente significativos, como a proporção de pacientes com LMG positivos para t(11;18)(q21;q21) e o risco de viés em cada estudo.

Conclusão

Esta P-MA sugere a eficácia da erradicação do H. pylori como a terapia inicial única para o LMG em estágio inicial, embora a heterogeneidade substancial observada limite a interpretação dos dados.

Palavras-chave:
Helicobacter pylori Linfoma de Zona Marginal Tipo Células B Linfoma MALT gástrico Terapêutica Antimicrobianos
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools