Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-434 - HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS - FORMAÇÃO DE UM GRUPO EDUCATIVO "GUARDIÕES DAS MÃOS
Visits
35
Carlos Augusto Quadros, Rita Maria Spontao, Maria Odila Douglas, Marlene Scalfo, Camila Ladeia Brito, Viviane dos Anjos Oliveira, Valquíria Oliveira Petrarco, Simone dos Santos Souza, Victor Henrique Fernandes de Abreu, Eduardo Bruno Absolon da Silva
Ambulatório Médico de Especialidades, Santo André, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

O presente trabalho foi realizado em um Ambulatório Médico de Especialidades, na região do ABC Paulista, onde oferece 18 especialidades médicas e 02 não médicas, além de 23 tipos de exames. Também conta com Serviço de Terapia Antineoplásica, Hospital dia, e realiza procedimentos cirúrgico de baixa e média complexidade. Apesar de as evidências mostrarem a importância das mãos na cadeia de transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde, os profissionais de saúde ainda adotam uma atitude passiva diante deste problema de saúde pública mundial. Visando a melhoria da adesão à higienização das mãos pelos profissionais da saúde, o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à assistência à Saúde (SCIRAS), criou como estratégia a formação de grupo educativo com o título de “Guardiões das Mãos”.

Objetivo

Aplicar estratégias de incentivo à prática da higienização das mãos; contribuir para o aumento da adesão à higienização de mãos; contribuir para a diminuição dos índices de infecções relacionadas a assistência à saúde.

Método

Estudo descritivo de aspecto qualitativo, de iniciativa do SCIRAS e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com elaboração do projeto e posterior apresentação para a alta direção e gestores das áreas. Após aprovação, cada gestor das áreas (assistencial, administrativa e apoio), indicou um profissional. Após formação do grupo, os membros realizaram capacitação teórico e prática, com avaliação posterior, com média para aprovação (7,0). Após aprovação, os participantes receberam “Carteira de Habilitação - Guardião das Mãos”, e identificação com slogan em forma de botton “Eu Higienizo as Mãos e Você?”.

Resultados

A formação dos “Guardiões das Mãos”, nos possibilitou através de encontros periódicos, maior sensibilização dos profissionais, quanto a importância da higienização das mãos como principal medida de controle das IRAS, formação de multiplicadores para as suas áreas de atuação, através de abordagens e orientação sobre a prática de higienização adequada das mãos, participação efetiva em campanha educativas, e auditorias setoriais.

Conclusão

Com a atuação efetiva dos Guardiões das Mãos nos setores de origem, acreditamos em maior interação entre os profissionais, reais resultados com os nossos indicadores de adesão as oportunidades à higienização das mãos, através de auditorias diárias, e quantificação do consumo de sabão líquido e álcool gel. “Fique de Olho na higienização das Mãos”.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools