14° Congresso Paulista de Infectologia
More infoA resistência antimicrobiana é considerada pala OMS uma crise global, a principal causa dessa resistência se dá devido ao uso excessivo e irracional de antimicrobianos. O programa stewardship foi criando com o objetivo de prevenir essa resistência além de, promover o uso racional de antimicrobianos no ambiente hospitalar.
ObjetivoEsse estudo tem por objetivo avaliar o impacto da implementação do programa stewardship em um hospital público de médio porte.
MétodoTrata-se de um estudo transversal realizado através do monitoramento de 19 antimicrobianos de uso restrito prescritos para pacientes internados em um hospital público de médio porte no litoral sul do estado de são Paulo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro e abril de 2024. Os dados foram obtidos através das intervenções farmacêuticas realizadas em conjunto com a equipe de infectologia no programa stewardship.
ResultadosAo longo dos quatro meses do programa stewardship foram analisadas 625 prescrições, através dessas analises foram realizadas 729 intervenções farmacêuticas que resultam em uma economia de total para o hospital de R$ 23.506,06 reais, além otimização do uso antimicrobianos.
ConclusãoA implementação do programa stewardship em um hospital público tem gerando impactos positivos tanto para a economia hospitalar, quando para a promoção do uso racional de antimicrobianos, se mostrando uma estratégia promissora para a prevenção da resistência antimicrobiana no âmbito hospitalar.