Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-112 - PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL SOBRE FADIGA ENTRE ENFERMEIROS CLÍNICOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Visits
148
Paula Cassa Pedrassi, Milton Jorge de Carvalho Filho, Laelson Rochelle Milanês Sousa, Renata Karina Reis, Elucir Gir
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A pandemia de COVID-19 acarretou consequências físicas e psicológicas para profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da assistência, especialmente em serviços específicos para detecção e tratamento da doença. Enfermeiros de diversas partes do mundo foram afetados de forma negativa pelas consequências da pandemia, o que resultou em abandono dos postos de trabalho, adoecimento físico, adoecimento mental e morte.

Objetivo

O objetivo do estudo foi mapear a produção científica mundial sobre fadiga entre enfermeiros que atuaram na pandemia de COVID-19.

Método

Estudo bibliométrico realizado em novembro de 2023 nas bases de dados: SCOPUS; Web of Science e PubMed. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão de pesquisa: qual a produção científica mundial sobre a ocorrência de fadiga entre enfermeiros que atuaram no combate à pandemia de COVID-19? Foi obtido um total de 1.198 documentos (512 Scopus + 410 WoS + 272 PubMed). Foram excluídos 492 documentos repetidos, o corpus final para a análise bibliométrica foi composto por 706 documentos. Os dados foram analisados por meio do software Bibliometrix, uma ferramenta R para análises bibliométricas abrangentes.

Resultados

Quanto aos países de origem das publicações, a maioria concentrou-se nos Estados Unidos, sendo o país a liderar as pesquisas na área, com 205 produções, seguido pela China (182), Espanha (80) e Itália (74). Contudo, o país mais citado é a China (6.093), seguido pelo Reino Unido (1.857) e Estados Unidos (1.590). Regiões como Oriente Médio, Europa e Oceania também tiveram produção científica relevante. As áreas temáticas mais abordadas pelos estudos foram: saúde mental; qualidade de vida e epidemiologia.

Conclusão

Conclui-se que as pesquisas no campo da enfermagem apresentaram uma ampla distribuição mundial com predominância em dois países. Além disso, o foco dos estudos concentrou-se em saúde mental, qualidade de vida e epidemiologia. Apesar de alguns estudos terem abordado intervenções para a redução da fadiga no grupo estudado, entende-se que há necessidade de ampliação dos estudos de intervenção para prevenção e manejo dos sintomas entre enfermeiros inseridos em situações inesperadas.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools