Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ENTEROBACTERALES COPRODUTORA DE DUPLA CARBAPENEMASE: UMA NOVA REALIDADE NO BRASIL
Visits
199
Jussimara Monteiro Nurmberger
Corresponding author
, Fernanda Matsiko Inoue, Talita Diniz Carniato, Ana Paula Timm Lobo, Sergio Tufik
a Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa ‒ AFIP Medicina Diagnóstica, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O objetivo deste estudo foi descrever o aumento de isolados clínicos de Enterobacterales produtoras de dupla carbapenemases (NDM e KPC) recuperados de pacientes internados em 22 centros de saúde, distribuídos em cinco estados brasileiros, durante e após o período da pandemia de COVID-19.

Métodos

Entre julho de 2020 a junho de 2023, o setor de microbiologia clínica do laboratório detectou isolados de CRE com triagem positiva para dupla carbapenemase. A identificação bacteriana foi realizada por espectrometria de massa e a concentração inibitória mínima de antibióticos foi determinada por sistema automatizado, exceto para polimixina B, o qual foi utilizado microdiluição em caldo. A detecção dos genes de carbapenemases (blaKPC, blaNDM, blaIMP, blaVIM, blaGES e blaOXA-48-like) foi realizada por PCR. A relação genética das cepas foi caracterizada pelo método de PFGE.

Resultados

Foram identificadas 40 enterobactérias produtoras de dupla carbapenemase nos anos 2020 (n= 3), 2021 (n= 05), 2022 (n=16) e 2023 (n=16). Klebsiella pneumoniae (KPN) foi o agente mais frequente (67,5%), seguido por Proteus mirabilis (12,5%), Klebsiella oxytoca (10%), Escherichia coli (5%), Klebsiella aerogenes (2,5%) e Citrobacter koseri (2,5%). Esses microrganismos foram isolados de urina (n=13), sangue (n=8), swab retal (n=8), ponta de cateter (n=4), pele e partes moles (n=3), secreção abdominal (n=2) e aspirado traqueal (n= 2). Em todos eles foram detectados níveis elevados de resistência a amoxicilina-ácido clavulânico, ceftazidima, ceftriaxona, cefepima, ertapenem, meropenem, aztreonam e ceftazidima-avibactam. Entre as KPN, 15%, 37% e 77% também foram resistentes à polimixina B, amicacina e gentamicina, respectivamente. Todas as cepas de Enterobacterales abrigaram as enzimas NDM-1 e KPC-2. A análise PFGE mostrou 11 clusters (padrão A à K) entre 16 cepas KPN isoladas de 14 hospitais. O mesmo clone (padrão A) foi encontrado em cinco cepas de KPN isoladas de um mesmo hospital. Para cepas de K. oxytoca, quatro padrões de PFGE foram encontrados em diferentes hospitais.

Conclusão

O aumento de cepas de Enterobacterales coprodutoras de carbapenemases representam um grande desafio, não só pelas limitadas opções de tratamento, mas pela dificuldade de detecção por um laboratório de rotina. Esses achados podem estar subestimados, considerando tais dificuldades.

Palavras-chave:
Dupla-carbapenemase
New delhi metallo beta-lactamase
Klebsiella pneumoniae
Carbapenamese
Enterobacterales
pandemia COVID-19
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools