A Organização Mundial da Saúde, por meio dos objetivos de desenvolvimento sustentável e a meta 3.3, pretende, até 2030, acabar com várias doenças endêmicas, dentre elas - a malária. Roraima, estado brasileiro que faz divisa com regiões nacionais (Amazonas e Pará) e internacionais (Guiana Inglesa e Venezuela), está localizado na região norte do país e possui 15 municípios. Deste, dez (66,7%; Mucajaí, Alto Alegre, Amajari, Caroebe, Iracema, São Luiz, Uiramutã, Pacaraima, São João da Baliza e Normandia) apresentam elevada incidência de malária. Boa Vista, capital do Estado, apresenta 5.687.037 km2 de área territorial, possui 436.591 de população (estimada em 2021) e corresponde ao menor número de casos autóctones de malária, porém torna-se prioritário para assistência à saúde, o que pode aumentar taxa de disseminação do protozoário dentro e fora deste município.
ObjetivoInvestigar a distribuição geográfica de casos de malária dentro do município de Boa Vista, RR com a finalidade de identificar a zona com maior incidência de casos de malária.
MétodoApós a obtenção da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer: 3.536.371), foi aplicado um questionário social e, posteriormente, foi coletado, por punção digital, uma amostra de sangue para a confecção do esfregaço sanguíneo nos serviços públicos de saúde.
ResultadosTrezentos e noventa e cinco (média de idade ± desvio padrão = 34,4 ± 10.6) indivíduos com suspeita clínica para malária aceitaram participar desta pesquisa, sendo 242 (61,3%; média de idade ± desvio padrão = 33.7 ± 10.2) homens e 153 (38,7%; média de idade ± desvio padrão = 35.4 ± 11.3) mulheres. Do total, 303 (76,7%) apresentaram resultado negativo para parasitemia e 92 (23,3%) positivo. Dos casos positivos (n = 91), 98,9% dos participantes declararam residir na zona oeste de Boa Vista, RR. Dos 40 bairros que compõem a zona oeste, 19 (20,7%) casos com parasitemia correspondiam ao Senador Hélio Campos.
ConclusãoConclui-se que a distribuição geográfica de casos de malária não é homogênea entre as zonas do município de Boa Vista, sendo a zona oeste, especificamente o bairro Senador Hélio Campos, a região com maior incidência.
Ag. FinanciadoraFiananciamento próprio.