Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
DETECÇÃO DE CARBAPENEMASES EM ENTEROBACTERALES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS NO CEARÁ
Visits
265
Zayra Hellen de Abreu Alexandrea,
Corresponding author
zaydyl@hotmail.com

Corresponding author.
, Ângela Maria Veras Stolpb, Ítalo José MesquitaCavalcantea, João Pedro Veras Muniz Fariasc, Larissa Maria Façanha Duarteb, Evelyne Santana Girãoa, Jacó Ricarte Lima Mesquitaa
a Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Fortaleza, CE, Brasil
b Laboratório Central de Saúde Pública, Fortaleza, CE, Brasil
c Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

O uso intensivo de antimicrobianos está entre as principais causas da emergência da resistência bacteriana que hoje enfrentamos. Durante a pandemia da COVID-19 houve um aumento no risco de desenvolvimento de infecção secundária bacteriana com consequente aumento na prescrição de antimicrobianos, o que contribui para a seleção de bactérias resistentes e sua disseminação. O objetivo deste estudo foi evidenciar mudanças na epidemiologia da resistência bacteriana entre isolados clínicos de Enterobacterales, durante a pandemia de COVID-19, no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) – Fortaleza (CE).

Métodos

Isolados bacterianos de amostras de escarro, LBA, aspirado traqueal, hemoculturas e ponta de cateter de pacientes internados no HSJ durante o período de 2020 à junho de 2023 foram submetidos ao Vitek® 2 para identificação e teste de sensibilidade. Nos isolados não repetidos de Enterobacterales resistentes aos carbapenens e às cefalosporinas de espectro estendido foram realizados os testes NG-CARBA-5® e PCR no Genexpert®CARBA-R para confirmação e detecção do tipo de carbapenemase.

Resultados

No período estudado, 904 cepas de Enterobacterales isoladas foram incluídas no estudo. Destas, 426 (47,12%) mostraram-se suspeitas de produção de carbapenemases com confirmação de 271 (63,6%) pelos testes imunoenzimático e/ou genotípico. Dentre as confirmadas, 134 (49,44%) apresentaram KPC; 112 (41,33%) NDM; 3 (1,11%) IMP; 16 (5,90%) apresentaram coexpressão de KPC-NDM; 5 (1,85%) NDM-IMP e 1 (0,37%) coexpressão de KPC-IMP. A Klebsiella pneumoniae continua sendo considerada a maior produtora de carbapenemases com 243 (89,7%) isolados, seguida de Providencia stuartii com 8 (2,95%) e Enterobacter cloacae complex com 6 (2,21%), entre outras.

Discussão

Verificou-se, no período do estudo, um aumento preocupante de Enterobacterales resistentes aos carbapenens e alteração significativa no perfil de resistência do hospital com a emergência de metalo-β-lactamases do tipo NDM e IMP, além de coexpressões de carbapenemases, o que reduz as opções terapêuticas e exige um melhor gerenciamento no uso das novas drogas. Desta forma, faz-se mister o uso dos testes para vigilância e detecção do tipo de resistência presente nos isolados suspeitos para orientar o tratamento, evitar desfechos negativos e reduzir os impactos da resistência bacteriana na saúde pública.

Palavras-chave:
Resistência bacteriana Enterobacterales Carbapenemases Vigilância
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools