Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-166
Open Access
COVID-19 EM PACIENTES COM CÂNCER APÓS VACINAÇÃO E DURANTE O PERÍODO DE PREDOMINÂNCIA DA VARIANTE ÔMICRON: UM NOVO CENÁRIO
Visits
945
Leonardo Barbosa Rodrigues, Diogenes Coelho Junior, Valdirene Santos F. Cabral, Odeli Nicole E. Sejas, Raquel Keiko de L. Ito, Susana Ariane S. Viana, Bianca Leal Almeida, Adriana Satie G.K. Magri, Paulo Hoff, Edson Abdala
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Abstract
Full Text
Download PDF
Statistics
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Os dados de Covid-19 em indivíduos com câncer demonstram maior risco de complicações, maior chance de internações e pior prognóstico. Porém não está claro se essa gravidade se mantém com as mais recentes variantes e após a expansão da vacinação.

Objetivo

Avaliar os desfechos da infecção por SARS-CoV-2 em pacientes com câncer durante a predominância da variante Ômicron e após vacinação em larga escala, e comparar com os dados do período inicial da pandemia.

Método

Estudo de coorte retrospectivo, realizado em janeiro/2022 no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Foram incluídos todos os casos confirmados de COVID-19, definidos por PCR ou Teste rápido (antígeno) positivos. Dados obtidos das planilhas do SCIH, derivadas de busca ativa e prospectiva do Serviço. As seguintes variáveis foram avaliadas: idade, sexo, etnia e diagnóstico oncológico. Os desfechos definidos foram: mortalidade, internação, internação em UTI e uso de ventilação mecânica invasiva (VMI) em pacientes internados na UTI. Dados comparados com a casuística publicada do Instituto, referente ao período de 31/03 a 02/09/2020.

Resultados

Foram incluídos no período de janeiro/2022 554 casos, e no período anterior (série histórica, 2020) 576 casos. Idade mediana 55a no grupo atual vs 63a na série histórica; 55,6% vs 50,7% mulheres. Os principais diagnósticos oncológicos foram trato gastro-intestinal (19,9% no grupo atual vs 20,4% na série histórica), mamas (13,7% vs 13,7%), gênito-urinário (11,4% vs 10,5%) e onco-hematológicos (16,4% vs 17,7%). Os desfechos, com respectiva comparação com a série histórica, estão demonstrados na tabela 1.

Conclusão

No estudo atual, observamos melhora significativa na evolução da Covid-19 em pacientes com câncer, incluindo menor gravidade e mortalidade. A mudança no prognóstico pode dever-se a alguns fatores, ou associação dos mesmos: maioria da população com esquema vacinal completo; predominância de variante eventualmente menos virulenta (Ômicron); melhor manejo diagnóstico e terapêutico da infecção.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools