XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoPara o diagnóstico microbiológico de infecções associadas a próteses articulares e osteossínteses, a cultura de tecidos é preconizada. Adicionalmente, a cultura do fluido de sonicação, tem demonstrado eficácia adicional à cultura de tecido. No entanto, ainda se discute o meio de cultura ideal que possa melhorar a recuperação microbiana do fluido de sonicação. O objetivo deste estudo foi comparar a sensibilidade e especificidade de três principais métodos o fluido de sonicação inoculado em frascos de hemocultura (FSFH), o fluido de sonicação inoculado diretamente em semeadura (FSS), e a cultura de tecidos (CT).
MétodosEstudo realizado entre outubro de 2021 e março de 2023 no Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital da Santa Casa de São Paulo, Brasil. Os critérios da European Bone and Joint Infection Society (EBJIS) e de Metsemakers et al, 2018. foram adotados como padrão ouro para definir a artroplastia infectada (AI) e infecção associadas à fratura (IAF), respectivamente. Já que as culturas microbiológicas estavam sendo avaliadas, estas foram omitidas dos critérios confirmatórios de infecção. Cultivaram-se no mínimo 3 exemplares de tecidos peri-implante. A sonicação do implante seguida da cultura do fluido de sonicação foi realizada em placas de ágar sangue, ágar chocolate e caldo de tioglicolato. Adicionalmente, 10 ml do fluido de sonicação foi inoculado em cada frasco aeróbico e anaeróbico de BACTEC™ PLUS.
ResultadosForam avaliados os implantes, agentes etiológicos, perfis de sensibilidade antimicrobiana e aspectos demográficos de 74 pacientes. Desses, são 12 artroplastias (16,2%) e 62 osteossínteses (83,8%), sendo que 57 pacientes foram considerados infectados (77,0%) e 17 assépticos (23%). A CT demostrou menor sensibilidade quando comparada ao FSFH (52,6% vs. 91,2%, p < 0,001) e FSS (52,6% vs. 78,9%, p = 0,003). Por outro lado, a CT mostrou maior especificidade que o FSFH (94,1% vs. 52,9%, p = 0,035) e FSS (94,1% vs. 58,8%, p = 0,034). O FSFH apresentou tendência de ter maior sensibilidade que o FSS (91,2% vs. 78,9%, p = 0,052).
ConclusãoAs culturas de fluido de sonicação demonstraram sensibilidades superiores em comparação com a cultura de tecidos, enquanto a cultura de tecidos apresentou especificidade superior às culturas de fluido de sonicação. Notadamente, o FSFH mostrou tendência de ser mais sensível que o FSS.