Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CIRCUITO RÁPIDO PARA ENFRENTAMENTO DA AIDS: UMA ALTERNATIVA DE GESTÃO E GERÊNCIA DO CUIDADO PARA AS PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS (PVHA)
Visits
1043
Alexsandra Freire da Silvaa,
Corresponding author
alexsandra.silva@aids.gov.br

Corresponding author.
, Beatriz Brittes Kamienskya, Ronaldo Campos Hallala, Ana Cristina Garcia Ferreirab, Maria Clara Gianna Garcia Ribeiroa, Ana Roberta Pati Pascoma, Lilian Nobre de Mouraa
a Ministério da Saúde, Brasil
b Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info

No Brasil estima-se que, em 2022, cerca de 28% das PVHA tenham chegado aos serviços de saúde pela primeira vez com contagem LT-CD4 <200 células/mm3. O objetivo deste trabalho é relatar a implantação de uma estratégia de resposta à Aids, denominada “circuito rápido para diagnóstico e tratamento da Aids”, baseada em testes “point of care”: testes imunocromatográfico de LT-CD4, Detecção do Antígeno Lipoarabinomanano (TB-LAM), Antígeno criptocócico (CrAg) e Antígeno Urinário para histoplasmose. O objetivo desta estratégia é implantar o rastreamento de tuberculose, histoplasmose e criptococose, iniciar tratamento da tuberculose latente (ILTB), profilaxia e tratamento de infecções oportunistas e tuberculose (TB) e reduzir o tempo para início do tratamento antirretroviral (TARV). Foi desenvolvido um estudo descritivo quantitativo a partir de indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. Foram definidos para a implantação os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará e Amazonas, representando as 5 regiões do Brasil. Para a definição dos estados prioritários, foi considerado coeficiente de mortalidade, proporção de PVHA com primeiroLT-CD4 < 200/mm3; número de PVHA em interrupção de tratamento; proporção de coinfecção TB-HIV; internações hospitalares por CIDs relacionados ao HIV/aids. Os indicadores avaliados serão: utilização dos testes “point of care”, proporção de pessoas com doença avançada rastreadas rapidamente, proporção de início de profilaxia ou tratamento criptococose, TB e histoplasmose; início de TARV em até 7 dias.

Resultados

No período entre 05 de junho e 11 de julho de 2023, 265 PVHA foram incluídas na estratégia, distribuídas em 23 municípios e vinculadas a 45 serviços de saúde das 05 UF. Serão realizadas análises por sexo, faixa etária, tempo de diagnóstico de HIV, em uso de TARV, contagem de CD4, resultados das testagens de LF-LAM, LF- CrAg e Antígeno urinário de histoplasmose.

Palavras-chave:
resposta à aids LT-CD4 <200 células/mm3. rastreio de TB
histoplasmose e cripto
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools