Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CASO RARO DE INFECÇÃO POR TRICHOSPORON ASAHI EM IMUNOSSUPRIMIDO
Visits
240
Flávia Dias Alcântara de Oliveira
Corresponding author
flaviadiasalcantara@gmail.com

Corresponding author.
, Gabriel Berg de Almeida, Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida, Ricardo de Souza Cavalcante
Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Espécies de Trichosporon são fungos relacionados e são causas raras de infecção invasiva em humanos, sendo doença invasiva ocorre quase exclusivamente em imunossuprimidos e geralmente com alta mortalidade.

Caso clínico

Paciente sexo masculino, 63 anos, submetido previamente a transplante hepático em 2019 devido cirrose hepática complicada com ascite e varizes de esôfago. Internado por dor em região abdominal em cicatriz operatória, diarreia aquosa sem produtos patológicos com piora nos últimos 15 dias. Durante a internação, presença de coleção heterogênea superficial em tecido celular subcutâneo com trajeto fistuloso para superfície cutânea, iniciado antibioticoterapia. Entretanto, manteve quadro diarreico e manutenção de drenagem da ferida operatória de aspecto sero-hemático. Após 12 dias de tratamento antimicrobiano, repetido US abdominal com sinais de esplenomegalia homogênea, ascite moderada e edema difuso do tecido celular subcutâneo, com sinais flogísticos no local, sem drenagem espontânea. Realizado de punção de coleção de aspecto acastanhado e cultura de líquido de abscesso: Trichosporon asahi sensível à Fluconazol. Iniciado tratamento com Fluconazol 400 mg/dia intravenoso por 03 dias, evoluindo com melhora da diarreia e melhora da infecção de ferida operatória. Transicionado para Voriconazol 400 mg/dia via oral por 14 dias na alta hospitalar. Em retorno ambulatorial, após 07 dias, paciente com quadro de resolução da diarreia e melhora do aspecto da infecção local, apresentou aumento de transaminases e canaliculares, suspenso Voriconazol. Durante o período, paciente evoluiu com embaçamento, hiperemia ocular, dor e baixa acuidade visual. Avaliado pela oftalmologia, provável endoftalmite endógena secundária a infecção fúngica, realizado tratamento com Anfotericina B intravítrea e aspiração de material para cultura. Durante internação, trocado para Voriconazol intravenoso dada a possibilidade de infecção por Trichosporon asahi. Nos dias seguintes da internação, apresentou tofo gotoso em membro inferior direito e edema articular em punho direito com punção articular de líquido citrino com padrão infeccioso e enviado material para cultura com presença de Trichosporon asahi. Paciente realizou tratamento com voriconazol por 6 meses com melhora do quadro clínico.

Comentários

Relatamos caso inédito de paciente imunocomprometido com quadro disseminado por Trichosporon asahi, apresentando cultura positiva e realizado tratamento direcionado.

Palavras-chave:
Trichosporon asahi imunossupressão infecção disseminada
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools