Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FUNCIONAL E EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE PACIENTES COM HIV HOSPITALIZADOS
Visits
412
Ana Clara Rodrigues Sousaa,b, Juciele Faria Silvaa,b, Vitória Araújo Porto Silvaa,b, Letícia Nunes Vianaa,b, Wátila de Moura Sousaa,b,c, Onésia Cristina de Oliveira Limaa,b
a Programa de Residência em área Profissional da Saúde – Atenção Clínica Especializada, Modalidade Multiprofissional – Infectologia – HDT/LACEN - Secretaria do Estado de Saúde de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
b Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Goiânia, GO, Brasil
c Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

O vírus da imunodeficiência humana (HIV), acomete o sistema imunológico, o que dificulta a capacidade de defesa do organismo e favorece o desenvolvimento de outras doenças, principalmente infecciosas. O HIV causa alterações físicas e metabólicas que podem impactar na capacidade funcional do indivíduo.

Objetivo

Demonstrar o perfil clínico-epidemiológico e avaliar o desempenho funcional de pacientes com HIV.

Metodologia

Este é um estudo observacional, transversal e prospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa 034 (parecer n° 5.749.312) e conduzido em um hospital de infectologia. Foram incluídos pacientes com diagnóstico de HIV/AIDS, idade maior ou igual a 18 anos, responsivos a comandos verbais e que assinaram o TCLE. Foi aplicado questionário sociodemográfico e clínico para avaliar o perfil dos participantes, o Short Physical Performance Battery (SPPB) foi utilizado para analisar o desempenho funcional e com o Teste de apoio unipodal avaliou-se o equilíbrio estático. Os dados foram analisados pelo software MinitabⓇ.

Resultados

Participaram 60 pacientes, houve predomínio do sexo masculino (58,3%), faixa etária de 31 a 59 anos (80%), tempo de internação entre 1 e 15 dias (66,6%), carga viral “indetectável” (33,3%) e “baixa” (23,3%). A maioria dos participantes apresentou contagem de linfócitos TCD4 < 200 cel/mm³ (55%). Houve predomínio do uso irregular (38,3%), ou não utilização (26,7%) da terapia antirretroviral. A maioria dos participantes apresentou escore no SPPB compatível com bom desempenho funcional (75%). Apesar de 45% deles conseguirem manter o equilíbrio estático em apoio unipodal com os olhos abertos, 65,5% apresentaram déficit de equilíbrio em apoio unipodal com os olhos fechados. Houve correlação positiva e significativa entre os diferentes domínios do SPPB (equilíbrio, velocidade da marcha, sentar e levantar) e apoio unipodal com os olhos abertos ou fechados (p < 0,001).

Conclusões

Pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) hospitalizadas apresentaram um bom desempenho funcional, o que evidencia, em parte, a qualidade da assistência ofertada durante a internação. Entretanto, apesar do bom desempenho funcional, esta população apresentou déficit de equilíbrio estático, o que pode afetar o desempenho de atividades diárias e aumentar o risco de quedas. Em conjunto, estes dados contribuem para o planejamento de condutas direcionadas à melhoria da condição físico-funcional das PVHA, apontando para a importância de se avaliar e restituir o equilíbrio deficitário desta população.

Palavras-chave:
Vírus da Imunodeficiência Humana
Desempenho Físico Funcional
Internação Hospitalar
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools