Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 021
Full text access
AVALIAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE MANEJO DA COVID-19 SEM “KIT COVID” NO MUNICÍPIO DE GOIÃNIA
Visits
1144
Nadya Maciel Bomtempoa, Acácia Cristina Marcondes de Almeida Spirandellib, Márcio de Paula Leiteb, Rodrigo Aquio Jordãob, Cynara Mathias Costac
a Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
b Diretoria de Atenção Primária e Promoção à Saúde (DAPPS), Goiânia, GO, Brasil
c Superintendência de Gestão de Redes e Atenção à Saúde de Goiânia, Goiânia, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

O Conselho Federal de Medicina deixou a critério médico o tratamento da COVID-19. Os atuais consensos recomendam acompanhamento ambulatorial se não houver pneumonia viral, hipoxemia ou comprometimento de mais de 50% do pulmão à tomografia de tórax (TC). Visando buscar equidade com poucos recursos foi o criado um protocolo em Goiânia que recomenda sintomáticos e/ou exames para avaliar o grau inflamatório dos pacientes de maior risco ou piora clínica e encaminhar o paciente para TC de tórax (se indicada) na rede municipal. Em parceria com a Universidade Federal de Goiás, tria-se os casos para receberem oxímetros (levados por “motoboys”) e/ou atendimento presencial. Se saturação de oxigênio ≤ 94% inicia-se nas unidades de urgência dexametasona, oxigênio e profilaxia de trombose até surgir vaga em hospital ou UTI`s. Essa pesquisa foi para conhecer a opinião de médicos sobre o referido protocolo.

Métodos

Entrevista usando a escala LIKERT, indicada na medida de opiniões (IC 95%, margem de erro 5%). Foi perguntado se o médico concordava que o Protocolo de Manejo de COVID -19 o ajudou na condução dos casos; se os exames facilitaram a identificar pacientes elegíveis para entrega de oxímetros; para atendimento presencial e para TC de tórax e na detecção precoce de pacientes com evolução desfavorável . RESULTADOS: Num total de 421 médicos, 157 responderam (amostra significativa). Mais de 70% consideraram que o protocolo ajudou muito na condução dos casos; bem como exames definidos nele; na identificação de pacientes elegíveis para entrega de oxímetros e na solicitação de TC de tórax; 80% que ele ajudou muito na identificação dos elegíveis para consulta presencial e detecção precoce de evolução desfavorável. 78% considerou favorável o papel da Atenção Primária na condução dos casos.

Conclusão

Constatou-se que o protocolo foi de grande ajuda na condução de casos da doença. Esse trabalho poderá incentivar futuros protocolos baseados em evidências no Brasil, mesmo não sugerindo o “Kit Covid”.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools