Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
AVALIAÇÃO DE IMUNIZAÇÃO PRÉVIA PARA HEPATITE B ENTRE USUÁRIOS DO PREP EM UM SERVIÇO DE NATAL
Visits
239
João Daniel Rodrigues de Góes
Corresponding author
jdrgoes@gmail.com

Corresponding author.
, Adriano Dantas de Medeiros, Hareton Teixeira Vechi, Mônica Baumgardt Bay
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A Hepatite B é uma infecção sexualmente transmitida que leva à fibrose no fígado. A avaliação da imunização prévia para Hepatite B entre usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) é fundamental para a prevenção e para o controle dessa doença viral. A PrEP é uma estratégia de prevenção que envolve o uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas que estão em um maior risco de exposição ao vírus da imunodeficiência humana. Assim, é importante garantir que os usuários do PrEP estejam devidamente imunizados contra a Hepatite B, uma vez que a coinfecção com esses dois vírus pode levar a complicações graves para a saúde do indivíduo.

Métodos

Foram analisados 38 prontuários de pacientes em acompanhamento no serviço de referência para PrEP do Instituto de Medicina Tropical, em Natal-RN. Os itens escolhidos para a análise foram: idade, sexo, teste para hepatite B (HBsAg), histórico de vacinação para Hepatite B e o resultado da sorologia anti-HBs quantitativa.

Resultados

A média das idades dos pacientes foi de 33,5 anos, dentre os quais haviam 4 mulheres cisgênero e 1 mulher transgênero, sendo o restante composto por homens cisgênero. Não houve resultado reagente para HBsAg na amostra. Na ficha de primeira consulta, 22 (57,89%) pacientes afirmaram ter 3 doses da vacina para hepatite B, destes haviam 19 (86,37%) com sorologia anti-HBs quantitativa igual ou acima de 10 UI/mL, enquanto para 2 (9,1%%) o resultado foi de não detectável ou abaixo de 10 UI/mL. Desse grupo, 1 paciente (4,54%) não realizou o exame sorológico quantitativo. Entre os 16 (42,11%) que não tinham o esquema completo ou que não souberam informar a situação vacinal, 6 (37,50%) tinham anti-HBs igual ou acima de 10 UI/mL, 3 (18,75%) o resultado do exame foi não detectável ou abaixo de 10 UI/mL e 7 (43,75%) não realizaram o exame. Para a amostra total, 25 (65,79%) tinham imunidade para hepatite B.

Conclusão

A maioria dos pacientes analisados apresentaram imunidade adequada, indicando que a estratégia de imunização está sendo efetiva. Entretanto, ainda é necessário aumentar a conscientização sobre a vacinação completa nos usuários de PrEP, visto a taxa de usuários que não tinham esquema completo ou que não sabiam informar, a fim de evitar as complicações de uma coinfecção. Dessa forma, esses dados destacam a importância de campanhas de vacinação e monitoramento sorológico.

Palavras-chave:
PrEP Vacina Hepatite B HIV
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools