Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE RENAL EM PACIENTES USUÁRIOS DE PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇAÕ (PREP) EM PORTO ALEGRE, SUL DO BRASIL
Visits
743
Cynara Carvalho Nunesa,
Corresponding author
, Larissa Gomes de Mattosa, Daniela Benzano Bumaguinb, Karen Oliveira Furlanettoa
a Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivos

Em 2016 a profilaxia pré-exposição (PrEP) foi estabelecida como estratégia de prevenção contra infecção pelo HIV-1 nos guidelines da World Healthy Organization (WHO). Considerando que os medicamentos prescritos na PrEP são o tenofovir disoproxil fumarato (TDF) e emtricitabina (FTC) na posologia de um comprimido diário pretende-se com o estudo avaliar a toxicidade renal associada ao uso de tenofovir nestes usuários de PrEP.

Métodos

Este é um estudo longitudinal, retrospectivo a partir de uma amostra de 381 pacientes que faziam uso de PrEP e acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade de Porto Alegre. Os dados foram digitados em Excel e posteriormente exportados para o programa SPSS v. 20.0 para análise estatística. As variáveis demográficas foram descritas por frequências e percentuais. A creatinina sérica e o clearance de creatinina (calculado pela equação de Cockcroft-Gault) foram avaliados nas semanas 4, 12, 24, 36 e 48. As mesmas foram descritas pela média e o desvio padrão juntamente com intervalo de confiança de 95% (IC95%). Para avaliar a mudança do nível sérico de creatina sérica e DCE (depuração da creatinina endógena) ao longo do tempo foi utilizado o modelo de equações de estimações generalizadas (Generalized estimating equation models, GEE), considerando-se um nível de significância de 5% para as comparações estabelecidas.

Resultados

A mediana da idade era 31 anos e a maioria (85,3%) dos pacientes em PrEP eram homens CIS e gays (71,3%). Verificou-se que 73% eram da raça branca e 69,5% tinham 12 anos ou mais de escolaridade. A média da creatinina sérica (mg/dL) e clearance de creatinina (mL/min) respectivamente na semana 4 foi 0,001 mg/dL e 3,1 mL/min, na semana 12 foi 0,005 mg/dL e 2,5 mL/min, na semana 24 foi 0,005 mg/dL e 0,89 mL/min, na semana 36 foi 0,009 mg/dL e 1,8 mL/min e na semana 48 foi 0,01 mg/dL e 3,6 mL/min. Não foram encontradas alterações significativas nos dos dois parâmetros avaliados (p = 0,9 e p = 0.117 para níveis séricos de creatinina e DCE respectivamente).

Conclusão

Tenofovir disoproxil fumarato (TDF) é associado com disfunção tubular quando usado em pacientes HIV positivos. O uso da PrEP na forma de uso diário pode levar a nefrotoxicidade em menos de 1% dos pacientes em PrEP de acordo com estudos prévios. O nosso estudo não demonstrou alterações significativas na creatinina sérica ou DCE ao longo de 1 ano de uso da PrEP na amostra analisada.

Palavras-chave:
PrEP HIV Nefrotoxicidade
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools