Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA (CIM E CBM) DOS SOBRENADANTES DE CULTURA DOS LIMOSILACTOBACILLUS FERMENTUM TCUESC01 E LACTIPLANTIBACILLUS PLANTARUM TCUESC02 FRENTE AS DIFERENTES LINHAGENS DE KLEBSIELLA SPP.
Visits
885
Maisah Meyhr D'Carmo Sodréa,
Corresponding author
mmdsodre@uesc.br

Corresponding author.
, Natália Pereira Santos Santanaa, Milena Evangelista de Almeidaa, Samuel Santanaa, Aline Oliveira Conceiçãoa, Renato Fontanaa, Rachel Passos Rezendea, Carla Cristina Romanoa, Aline Silvaa, Camila Pacheco da S. M da Matab, Luciana Debortoli de Carvalhoa
a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, BA, Brasil
b Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A disseminação de cepas multirresistentes de Klebsiella pneumoniae (MDR) representa ameaça à saúde pública, contribuindo para elevada taxa de mortalidade e falha terapêutica mundialmente. Nosso estudo demonstrou que metabólitos presentes no sobrenadante de cepas de Limosilactobacillus fermentum TCUESC01 e Lactiplantibacillus plantarum TCUESC02, isolados da fermentação do cacau fino em Ilhéus/Bahia, podem inibir o crescimento de K. pneumoniae. Portanto, avaliou-se a ação bactericida e bacteriostática dos sobrenadantes dos Lactobacillus anteriormente descritos frente diferentes cepas e linhagens Klebsiella pneumoniae.

Métodos

As estirpes de Lactobacillus foram cultivadas em caldo de Man Rogosa, and Sharpe durante 24h a 37°C em microaerofilia. Após incubação, os sobrenadantes foram obtidos via centrifugação durante 15 minutos a 8000 × g, congelados em -80°C até liofilização. Para utilização, foram reconstituídos em água ultrapura estéril e filtrados através de membranas de nitrocelulose 0,22 μm estéril. As Klebsiella pneumoniae nosocomial (ESBL positiva), Klebsiella quasipneumoniae Brisse et al. 700603 tm (MDR) e Klebsiella pneumoniae subsp. pneumoniae (Schroeter) Trevisan 13883™ foram descongeladas e incubadas em caldo Mueller-Hinton por 24h a 37°C em aerobiose. O inóculo foi ajustado a 1 × 10 8 UFC/mL. O CIM e CBM foram determinadas pela técnica de microdiluição em caldo adaptado. Resumidamente, microplacas de 96 poços foram preenchidas com 20 μL dos sobrenadantes reconstituídos e gentamicina (controle de inibição), 70 μL de caldo MH e 10 μL de cada inóculo bacteriano sendo incubadas a 37°C. Após 24h, 10 μL da mistura foram transferidos de cada poço para placa contendo ágar MH e o CBM foi determinado pela menor concentração de sobrenadantes testados que impediram crescimento bacteriano visível. Adicionou-se 20µL de resazurina 0,01% em cada poço, 2 horas depois, realizou-se a leitura visual e em espectrofotômetro a 570 nm. Controle positivo consistiu de meio de cultura com bactérias e do meio apenas meio de cultura. Dois experimentos independentes foram realizados em quadruplicata.

Resultados

Dados apontam que 80 mg/mL dos sobrenadantes foi a concentração inibitória mínima com ação bactericida.

Conclusão

A concentração de 80 mg/mL demonstrou resultado bactericida para as cepas e linhagens nosocomiais de Klebsiella pneumoniae. Estudos precisam ser realizados para avaliar a ação dos sobrenadantes sobre biofilme da Klebsiella pneumoniae.

Palavras-chave:
Lactobacillus atividade antimicrobiana Klebsiella pneumoniae ESBL resistência bacteriana
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools