XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
More infoNos últimos anos, a Acinectobacter baumannii foi considerada uma das espécies bacterianas mais preocupantes em unidades de terapia intensiva (UTI) por apresentarem a capacidade de formar fortes biofilmes impedindo o contato dos antibióticos com as bactérias, minimizando a sua eficácia, resultando na longa permanência hospitalar, no aumento significativo da mortalidade e custos para as instituições de saúde. Desta forma, torna-se importante a busca por novas substâncias que possam atuar diretamente sobre a Acinectobacter baumannii e/ou atuar desorganizando seu biofilme. Nesse contexto, os sobrenadantes de lactobacilos com atividades probióticas já descritas em outros estudos do nosso grupo, foram testados com essa finalidade. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar in vitro se o isolado de A. baumannii é capaz de formar biofilme e posteriormente avaliar a capacidade dos sobrenadantes de lactobacilos probióticos estudados pelo grupo de pesquisa interferir nesta formação.
MétodosPara isso, foi utilizada uma cepa de Acinectobacter baumannii NCTC 13304 - cedido gentilmente pela Profa. Luciana D. Carvalho - e sobrenadantes de cultura livre de células das cepas de Limosilactobacillus fermentum TCUESC01 e Lactiplantibacillus plantarum TCUESC02 oriundas da fermentação do cacau fino do sul da Bahia. A interação entre o biofilme de A. baumannii e o sobrenadante dos lactobacilos na concentração de 40 mg/mL ocorreu em placas de 96 poços por 24 e 48h, seguida de fixação em metanol, secagem e tratamento com cristal violeta 0,1% e solubilização com álcool absoluto em triplicata. As microplacas foram analisadas através de leitor de ELISA no comprimento de onda de 595 nanômetros.
ResultadosA cepa de A. baumannii foi forte formadora de biofilme e o tratamento com os sobrenadantes de ambos os lactobacilos tanto em 24 como 48h de tratamento apresentaram atividade inibitória sobre essa formação. O sobrenadante da cepa de L. plantarum TCUESC02 apresentou melhores resultados de inibição com valores de 48% em 24h e de 57% em 48h de incubação. Já o sobrenadante da cepa de L. fermentum TCUESC01 apresentou inibição de 20% em 24h e de 27% em 48h de incubação.
ConclusãoEsse trabalho demonstrou atividade promissora antibiofilme dos sobrenadante das culturas dos lactobacilos, principalmente TCUESC02, frente a Acinectobacter baumanii – NCTC 1330. Mais estudos são necessários para elucidar melhor o mecanismo de inibição demonstrado no trabalho.