Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Full text access
AUMENTO EXPONENCIAL DE CASOS NOTIFICADOS DE CHIKUNGUNYA EM JATAÍ - GO ENTRE 2023 E 2024
Visits
466
Bianca de Azevedo de Palma e Ferreira, Dalete Rodrigues de Souza, Isabela de Souza Barros, Lucas Mesquita de Castro, Marco Toribio, Alisson Luiz Diniz Silva, Hélio Ranes de Menezes Filho
Curso de Medicina, Universidade Federal de Jataí, Campus Jataí, Jataí, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

A chikungunya é uma arbovirose, causada por um vírus de mesmo nome (CHIKV), transmitida pela picada de fêmeas infectadas do gênero Aedes, representado, no Brasil, pelo Aedes aegypti. Essa doença cursa com febre acima de 38,5 °C e, principalmente, artralgia incapacitante nas extremidades (dedos, tornozelos e punhos), que podem ou não estar acompanhados de mialgia e exantema.

Objetivo

Comparar o número de casos notificados de Chikungunya no município de Jataí - GO entre os anos de 2023 e 2024.

Metodologia

Trata-se de um estudo epidemiológico acerca da incidência de Chikungunya no município de Jataí - GO entre os meses de Janeiro e Abril de 2024 em comparação com o ano de 2023 no mesmo período. Para isso, utilizou-se dados de notificação obtidos em boletins divulgados pela Secretaria de Saúde do Município e pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

Resultados

A população de Jataí representa um montante de 105729 habitantes. Para o ano de 2024 foram notificados 4.002 casos de chikungunya foram notificados no município, dos quais 3471 foram confirmados. Em 2023 o número de casos notificados para o mesmo período foi de 9 dos quais 4 foram confirmados. Isso evidencia um aumento de 76,54% de notificações em comparação com o mesmo período no ano anterior, o que representa uma incidência de 2.284,14. Em 2024 existem 11 óbitos por Chikungunya em investigação e 1 óbito confirmado. Além disso, o número de casos notificados corresponde a mais da metade do quantitativo para todo o estado de Goiás (6707). Houve prevalência de casos pelo sexo feminino (64,35%), na faixa etária entre os 40 e 49 anos (18,94%), com predileção para moradores de bairros periféricos onde foram maiores a ocorrência de alagamentos com o aumento das chuvas no início de 2024. portados de outros estados, aumento expressivo do volume e frequência pluvial, da temperatura e da umidade nesse período.

Conclusões

Observa-se que houve aumento significativo dos casos notificados de Chikungunya entre 2023 e 2024, no município de Jataí, Goiás, muito acima da média do Estado. Esse crescimento numérico, pode estar associado a maior ocorrência de chuvas e a onda e calor que se estabeleceu na cidade no início de 2024. Associado às condições de estrutura que levaram a muitos pontos de alagamento na cidade que podem ter levado a proliferação exacerbada do vetor da doença.

Palavras-chave:
Chikungunya
Jataí
Epidemiologia
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools