Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-130
Open Access
APRESENTAÇÃO INÉDITA DA SÍFILIS EM RECEPTOR DE TRANSPLANTE RENAL
Visits
789
Brenda Camila Reck de Oliveira, Gabriel Berg Almeida, Ricardo de Souza Cavalcante, Ricardo Augusto Monteiro B. Almeida
Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O aumento da incidência de sífilis constitui um problema de saúde pública e populações imunossuprimidas podem ser acometidas, com risco de doença grave e manifestações atípicas. Apesar do grande número de pessoas submetidas a transplantes renais (TxR), os dados sobre a sífilis nesta população são escassos.

Objetivo

Apresentar manifestação de quadro atípico de sífilis em paciente imunossuprimido.

Método

Homem, 24 anos, procurou o pronto-socorro com uma úlcera genital indolor há 20 dias, evoluindo com múltiplas pápulas eritematosas não pruriginosas em tronco, membros superiores e região palmo-plantar, além de paralisia facial periférica à direita. O paciente fora submetido ao TxR há 18 meses e fazia uso de imunossupressores (tacrolimo, micofenolato, prednisona). Referia ser heterossexual, negava relações sexuais nos últimos 3 meses e episódios prévios de sífilis. O exame sérico treponêmico de quimioluminescência (CLIA) pré-TxR era não reagente, assim como o teste sérico não treponêmico VDRL do seu doador falecido. Na investigação sorológica do quadro, o VDRL (1:16) e a CLIA resultaram reagentes. O estudo do líquor evidenciou discreta hiperleucorraquia linfomonocitária, hiperproteinorraquia, hipoglicorraquia, VDRL não reagente e FTA-ABS IgG reagente. A avaliação oftalmológica mostrou edema de papila em olho direito, sugerindo acometimento por sífilis. A biópsia de pele em tronco demonstrou padrão de dermatite de interface, com infiltrado linfocitário perivascular e perianexial. A imuno-histoquímica anti-Treponema revelou-se positiva. O paciente foi tratado com penicilina G intravenosa, 4 milhões de UI a cada 4 horas, por 14 dias. Ao final do tratamento, notou-se completa cicatrização da lesão peniana, melhora importante das outras lesões dermatológicas e da paralisia facial.

Resultados

A sífilis sexualmente adquirida normalmente segue seu curso clínico natural, com fases bem definidas, sequencialmente caracterizadas como primária, secundária, latente e, em até 40% dos casos, pela fase terciária. Em populações imunodeprimidas, a apresentação clínica mostra-se atípica. Apenas seis relatos de sífilis adquirida após o TxR foram identificados na literatura, todos casos graves e disseminados. O caso relatado trouxe apresentações inéditas da sífilis: o acometimento primário e secundário simultaneamente, acometimento neurológico e oftálmico, a paralisia facial periférica, além do VDRL falso-negativo em LCR. Deve-se estar atento as apresentações atípicas em pacientes submetidos ao TOS.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools