Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: INFECÇÃO EM IMUNODEPRIMIDOSEP-127
Open Access
ABSCESSO CEREBRAL POR FONSECAEA SPP EM PACIENTE TRANSPLANTADO CARDÍACO: RELATO DE CASO
Visits
906
Nathalia Velasco, Thais Pacheco, Pedro Vasconcellos, Christian Hofling, Elisa Mendes, Luis Bachur, Luis Cardoso, Otavio Coelho Filho, Wilson Nadruz Junior, Mariangela Resende
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A cromomicose consiste em infecção causada por fungos demáceos pigmentados: Fonsecaea spp, Cladophialophora, Phialophora e Rhinocladiella. A inoculação de esporos por via transcutânea resulta em infecções cutânea ou subcutânea, sendo raro o envolvimento do sistema nervoso central. Em revisão da literatura observou-se que apenas 4,3% dos casos de cromomicose ocorrem na região cervical ou cefálica (Santos et al., 2021).

Objetivo

Em vista da rara ocorrência e manejo terapêutico incerto este estudo visa relatar caso abscesso cerebral por Fonsecaea spp em um paciente transplantado cardíaco com boa evolução após abordagem terapêutica e cirúrgica.

Resultados

Caso: Homem, 43 anos, natural de Porteirinha/MG, residente em Campinas desde 1995. Paciente transplantado cardíaco por doença de Chagas em 2017, com inúmeros episódios de rejeição (último em março de 2021), com infecção por CMV de difícil controle tratada por 9 meses, de 2017-2018. Em uso de azatioprina, tacrolimus e prednisona. Em março de 2021 apresentou lesão vegetante em região temporal direita e em membro superior direito. Realizou exérese da lesão cutânea temporal direita que evidenciou processo inflamatório crônico inespecífico com granulomas do tipo corpo estranho envolvendo estruturas arredondadas, compatível com cromomicose. Foi iniciado tratamento com itraconazol. Em 08/10/22 apresentou confusão mental e desorientação no tempo e espaço, sem demais alterações descritas ao exame neurológico. Foi internado e na investigação a tomografia computadorizada de crânio evidenciou processo inflamatório e edema em córtex fronto-parietal; lesão circular medindo 3 × 2 × 2,5cm em seus maiores eixos na substância branca em hemisfério esquerdo, causando desvio de aproximadamente 2cm da linha média. Foi realizada punção diagnóstica com saída de líquido róseo com grumos. Em vista dos resultados inconclusivos, foi realizada nova abordagem neurocirúrgica com biópsia do tecido cerebral que evidenciou hifas demáceas e crescimento em cultura de Fonsecaea sp, sensível a anfotericina B, voriconazol e itraconazol. O paciente iniciou o tratamento com anfotericina B complexo lipídico, posteriormente trocado para vorizonazol, endovenoso e, dois meses após, quando estabilização clínica, via oral. Paciente manteve o tratamento até abril de 2022. TC de controle não demonstrava atividade de doença. Continua em seguimento ambulatorial com terapia imunossupressora com tacrolimus e prednisona.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools