Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
INFECÇÕES EM TRANSPLANTES E PACIENTES IMUNOCOMPROMETIDOS (EXCETO HIV)
Full text access
A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DA SÍNDROME INFLAMATÓRIA DE RECONSTITUIÇÃO IMUNE EM TRANSPLANTADOS RENAIS COM CRIPTOCOCOSE: RELATO DE CASO
Visits
256
Flávio Pasa Brandt
Corresponding author
pbflavio@outlook.com

Corresponding author.
, Brenda Camila Reck de Oliveira, Gabriel Berg de Almeida, Ricardo de Souza Cavalcante, Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A identificação da síndrome inflamatória de reconstituição imune associada à criptococose (C-SIRI) no transplante renal (TxR) é fundamental, pois ameaça a vida e exige imediata terapia imunomoduladora.

Relato de caso

Transplantada renal há 4 anos, diabética, em uso de tacrolimo, micofenolato e prednisona. Evoluiu com quadro de cefaleia, zumbido, náuseas, vômitos e fraqueza por 2 meses, quando foram identificadas hemoculturas positivas para o Complexo Cryptococcus neoformans/gatti. Apresentava tomografia de tórax (TCT) com múltiplos nódulos esparsos bilateralmente e massa volumosa em lobo superior esquerdo, além de látex, tinta da China e cultura de líquor comprovando acometimento neurológico. Iniciou terapia com anfotericina B lipossomal 3 mg/kg/d, com boa evolução clínica. Duas semanas após início da terapia antifúngica, o micofenolato foi trocado por azatioprina 50 mg/d. Dez dias após a troca de imunossupressores (IS), a paciente evoluiu subitamente com febre, calafrios e piora da cefaleia e do padrão respiratório, necessitando de máscara de oxigênio não reinalante a 10 L/min. Houve grande exacerbação das lesões em TCT. Suspeitou-se de recrudescência da criptococose e a azatioprina foi suspensa. Contudo, no dia seguinte, foi prescrita dexametasona 4 mg, IV, de 6/6h, devido à forte suspeita de SIRI. Cerca de 48 horas após, a paciente apresentava-se eupneica em ar ambiente. A biópsia da massa pulmonar revelou apenas a presença de Cryptococcus spp e infiltrado inflamatório. A paciente evoluiu muito bem após terapia de consolidação com fluconazol e descalonamento da corticoterapia, encontrando-se em terapia de manutenção.

Comentários

O presente caso enfatiza a necessidade do pronto diagnóstico e tratamento da C-SIRI no contexto do TxR. Suspeita-se que a troca de IS possa ter colaborado para seu desencadeamento.

Palavras-chave:
Transplante renal Criptococose Terapia imunossupressora Síndrome de reconstituição imune
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools