Journal Information
Vol. 28. Issue S3.
IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro
(November 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S3.
IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro
(November 2024)
Full text access
A ESPIRITUALIDADE COMO FATOR DE PROTEÇÃO PARA DEPRESSÃO EM PESSOAS VIVENDO COM HIV
Visits
183
Juliana Georges Freiha, Beatriz Lacombe Araújo, Otávio Grasso Barcelos, Julio Cesar Tolentino
Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S3

IX Congresso de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro

More info
Introdução

Depressão é o transtorno mental mais frequente entre pessoas vivendo com HIV (PVHIV), com impacto negativo nesta população. É conhecido que Espiritualidade protege contra depressão na população em geral, mas há poucos estudos em PVHIV. Questionários estruturados podem avaliar espiritualidade, através da avaliação do bem-estar espiritual (BEE), como o FACIT-Sp (Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-Spiritual Well-Being).

Objetivo

Investigar a associação entre espiritualidade e depressão em PVHIV em acompanhamento ambulatorial. Materiais e Métodos: Estudo transversal com PVHIV em acompanhamento ambulatorial em um Hospital Universitário no Rio de Janeiro. Além do questionário sócio-demográfico, foi realizada entrevista com o M.I.N.I. (Mini International Neuropsychiatric Interview Brazilian version 5.0) para investigação de episódio depressivo maior (EDM). Para avaliação da espiritualidade foi utilizado o FACIT-Sp, que permite a análise do BEE global. Para análise estatística foi aplicado o teste t, regressão linear e um modelo para análise multivariada por regressão logística, em que idade, sexo, afiliação religiosa e pontuação do FACIT-Sp foram incluídas como variáveis independentes para a presença de EDM, considerando um nível de significância de 5%.

Resultados

Dos 104 participantes incluídos, 50,5% era do sexo feminino e a idade média foi de 47,1 ± 11,2 anos. A prevalência de EDM foi de 25% (n = 26). Entre aqueles com e sem EDM foi observada pontuação total do FACIT-Sp de 28,5 ± 9,6 pontos e 39,5 ± 7,2 pontos [t(104) = 6,14; p < 0.001], respectivamente. Na análise multivariada, a única variável associada com EDM foi a pontuação do FACIT-Sp (OR = 0,861; IC95% 0,804-0,921; p; p < 0,001).

Conclusão

Maior BEE foi associado à menor depressão em PVHIV em acompanhamento ambulatorial e portanto maior espiritualidade foi um fator de proteção para depressão em PVHIV.

Palavras-chave

Espiritualidade, HIV, Depressão.

Conflitos de interesse: Declarações de interesse

Nenhum.

Ética e financiamentos

Não houve financiamento e não houve conflitos de interesse. Juliana Freiha: realizou mestrado profissional na Unirio-HUGG /HIV e Hepatites Virais, sem bolsa); Beatriz Lacombe: aluna de graduação de Medicina da Unirio HUGG (bolsista de monitoria); Otávio Grasso: aluno de graduação da Medicina da Unirio-HUGG (bolsista de extensão); Julio Tolentino: professor da Unirio e da disciplina de Espiritualidade.

Full text is only available in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools