Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 259
Full text access
TUBERCULOSE MIMETIZANDO IMPLANTES SECUNDÁRIOS EM PULMÃO
Visits
1264
Alice Mendes Duarte, Jefersson Matheus Maia de Oliveira, Mirella Alves Cunha, Francisco de Paula Rocha Aguiar Neto, Manoella do Monte Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Na tuberculose pulmonar (TBp), os principais padrões radiológicos são cavitação e nódulos centrolobulares com padrão de árvore em brotamento, predominantemente nos lobos superiores, e espessamento das paredes brônquicas. No entanto, podemos encontrar manifestações radiológicas atípicas como os tuberculomas pulmonares, tornando o diagnóstico, nestes casos, mais desafiador. Geralmente, o tuberculoma pulmonar aparece isolado e ocorre em cerca de 5% dos casos de tuberculose pulmonar. Nódulos múltiplos, que mimetizam neoplasia pulmonar ou metástases, por sua vez, são ainda mais incomuns.

Descrição do caso

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 43 anos, hipertensa, asmática e com diagnóstico de espondiloartrite com início do quadro, do qual não soube precisar data, caracterizado por tosse seca diária e eventualmente com secreção branca ou hemoptise, que piora à noite e melhora parcialmente com anti-histamínico. Há cerca de 1 ano e meio, apresentou dor em dorso e precórdio, que piorava ao esforço físico e tosse, sem fatores de melhora. Há 10 meses, apresentou dispneia aos pequenos esforços, quando teve diagnóstico de COVID-19, porém os sintomas pulmonares se exacerbaram progressivamente. Relata também sudorese noturna e perda ponderal de 7 kg em 3 meses. Em março de 2021, realizou PET CT que evidenciou nódulos pulmonares múltiplos em lobos inferiores e superior direito, sem atividade metabólica específica e de etiologia a esclarecer. Foi realizada segmentectomia pulmonar à direita, no entanto a análise histopatológica da peça revelou processo inflamatório crônico e extensas áreas de necrose caseosa em segmento de lobo inferior direito, sugerindo diagnóstico de TBp, sendo encaminhada para nosso serviço especializado. Foi descartado o HIV. Após 4 meses de uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, 4 comprimidos por dia, paciente refere melhora da tosse seca e da sudorese noturna, além de melhora da adinamia e astenia.

Comentários

Geralmente, nódulos pulmonares múltiplos são malignos, chegando a responder a 80% dos casos. No entanto, tuberculose pulmonar no Brasil e na região nordeste, deve sempre ser considerada como diagnóstico diferencial, mesmo diante de imagem não típica.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools