Journal Information
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S1.
IV Congresso Goiano de Infectologia
(July 2024)
RESISTÊNCIA MICROBIANA
Full text access
PERFIL DE RESISTÊNCIA DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE SUPERFÍCIES E OBJETOS DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DA REGIÃO SUDOESTE DE GOIÁS
Visits
54
Carolina Pedrosa Pedretti, Vanessa Bridi, Stéfanne Rodrigues Rezende Ferreira, Hanstter Hallison Alves Rezende
Laboratório de Bacteriologia e Micologia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Jataí, Jataí, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S1

IV Congresso Goiano de Infectologia

More info
Introdução

A capacidade de mutação dos microrganismos ao longo dos anos permitiu o desenvolvimento de cepas bacterianas multirresistentes. Aliado a este fator, o uso excessivo dos antimicrobianos tanto na saúde humana como animal, tem influenciado nas altas taxas de resistência antimicrobiana, sendo estas cepas cada vez mais dispersas em ambientes hospitalares, se tornando um grande problema para a saúde pública.

Objetivo

Identificar e analisar o perfil de resistência de bactérias isoladas de superfícies e objetos de um hospital veterinário da região sudoeste de Goiás.

Metodologia

Foram realizadas duas coletas com intervalo de três meses, onde foram coletadas ao total 22 amostras de superfícies e objetos diferentes. A identificação procedeu-se com testes bioquímicos convencionais e o isolamento a partir de ágares específicos. Posteriormente os isolados foram submetidos ao Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos através do método de disco difusão, e a interpretação foi realizada conforme estabelecido pelo BrCAST.

Resultados

51 espécies bacterianas foram isoladas, destas, 54,9% (28/51) foram gram-positivas e 41,2% (21/51) foram gram-negativas. Quanto ao perfil de resistência, 32,6% (16/51) foram bactérias multirresistentes (MDR), das gram-negativas 28,8% (14/51) foram bactérias produtoras de Beta-Lactamase de Espectro Estendido (ESBL), onde 6,3% (3/51) foram MDR e também ESBL positivas. Das gram-positivas 20,4% (10/51) foram Staphylococcus Meticilina resistentes (MRS) e destes 6,1% (3/51) foram MRS e MDR simultaneamente. Após comparação os isolados que apresentaram maior perfil de resistência foram as bactérias gram-negativas.

Conclusões

Ambientes veterinários possuem bactérias multirresistentes com alta capacidade infecciosa, podendo desenvolver potencial zoonótico. Ressalta-se, portanto, a importância das medidas de prevenção e higiene destes ambientes, visando a garantia de eliminação destes microrganismos.

Suporte Financeiro

Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras-chave:
Estabelecimento Veterinário
Infecções Hospitalares
Resistência Bacteriana
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools