Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-032
Open Access
PARACOCCIDIOIDOMICOSE AGUDA GRAVE EM MULHER JOVEM: RELATO E CASO
Visits
795
Maielly A.R. Machado, Aercio Sebastião Borges, Marcelo Simão Ferreira, Bruno Carvalho Dornelas, Camila Amaro G. Santos, Gabryella Londina R. Lima
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo Paracoccidioides brasiliensis que acomete em cerca de 5 a 10% dos casos crianças e adolescentes. Manifesta-se de forma aguda/subaguda ou crônica, acometendo principalmente homens. Embora o envolvimento dos gânglios mesentéricos seja comum na forma juvenil, as complicações gastrointestinais são raras.

Objetivo

Descrever um caso clínico de Paracoccidioidomicose, forma juvenil grave em mulher jovem.

Método

Mulher, 17 anos, moradora da zona urbana, contato com zona rural esporadicamente (lavoura de café), previamente hígida, iniciou com diarreia sem sangue, há 5 meses, associado a dor abdominal difusa, principalmente em região periumbilical, além de nódulos cervicais e retroauriculares, bilateral, de crescimento progressivo, cerca de 2cm cada, dolorosos e associado a emagrecimento. Exame físico: adenomegalia generalizada com flogose, hepatoesplenomegalia discreta e dor leve a palpação abdominal difusa. A TC de abdome evidenciou linfadenomegalia mesentérica, maior tamanho de 3,5cm e ascite discreta. TC de tórax sem alterações. A colonoscopia evidenciou erosões e raras úlceras em todo cólon, confirmado em biópsia colite granulomatosa e supurativa pelo P. brasiliensis. Associado ao quadro, presença de anemia, eosinofilia e colestase. A biópsia do linfonodo evidenciou fungos compatíveis com P. Brasiliensis, além do achado do fungo na pesquisa direta. Foi tratada com anfotericina lipossomal com boa evolução.

Conclusão

Descrevemos o caso pela apresentação rara desta micose e a necessidade de incluí-la no diagnóstico diferencial das hepatoesplenomegalias e adenopatias febris em mulheres jovens.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools