Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ÓBITOS POR TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO DE IDOSOS NO ESTADO DO PARANÁ: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO
Visits
548
Laura Alves Moreira Novaes
Corresponding author
laura_alves_novaes@hotmail.com

Corresponding author.
, Camila dos Santos Peres, Larissa Cristina Santos de Lima, Lívia Laís Coutinho dos Santos, Maria Fernanda Milani Lazaretti, Maria Gabrielle Felizardo Alves, Rayane Rebeca de Souza Varotto, Tissiane Soares Seixas de Mattos, Andressa Midori Sakai, Luana Graziely Parra da Silva, Natalia Marciano de Araujo Ferreira, Francielly Palhano Gregorio, Flávia Meneguetti Pieri
Universidade Estadual de Londrina
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

A tuberculose é uma doença de alta transmissibilidade, um dos principais agravos de saúde e uma das principais causas de morte em todo o mundo. Na população idosa, a tuberculose comporta-se de modo diferente, visto que os sintomas da doença são difíceis de serem medidos devido a concomitância de outras patologias respiratórios, cardiovasculares e sistêmicas, associada a senilidade do idoso, o que resultado na demora do diagnóstico e aumentos de morbimortalidade. Assim, objetivou descrever os casos de óbitos por tuberculose pulmonar notificados na população idosa nas 22 Regionais de Saúde do estado do Paraná, nos anos de 2016 a 2021 segundo o perfil epidemiológico.

Métodos

Estudo transversal, utilizando banco de dados do Sistema de Informações de Agravos e Notificação (SINAN), no período de 2016 a 2021, dos óbitos ocorridos por tuberculose na população idosa. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 22.0, por meio de frequência simples e relativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 38855820.6.0000.5231).

Resultados

No período estudado, foram analisados 1623 casos de tuberculose pulmonar em idosos de 60 a 97 anos dos casos notificados, onde 148 idosos foram a óbito em decorrência da tuberculose. Em relação aos óbitos (n=148), em 2020 houve a maior taxa de 22,3% (n=33) por tuberculose pulmonar. No que diz respeito à população, a maioria possuía a idade de 60 a 93 anos com média de 70,81, sendo maior o número de óbitos no sexo masculino 74,3% (n= 110). Quanto à histopatologia, 73,6% (n=109) não realizaram teste, 2,0% (n=3) foram sugestivos para TB e 17,6% (n=26) possuíam Baar positivo. Acerca do tipo de entrada, 85,8% (n=127) eram casos novos, 86,5% possuíam a radiografia de tórax suspeita. Em relação aos agravos associados, 24,3% alcoolismo, 22,3% diabéticos, 4,1% apresentavam doença mental, 3,4% eram usuários de drogas ilícitas e 32,4% tabagistas. A respeito do teste molecular rápido, 58,1% não o realizaram e 29,7% foram sensíveis à rifampicina. Já no teste de sensibilidade, 17,6% não o fizeram e 14,9% foram sensíveis.

Conclusão

A adequada atenção aos fatores relacionados à ocorrência de óbito por tuberculose pulmonar em idosos contribui para a identificação de riscos, acompanhamento e evolução dos casos, assim como possíveis intervenções pelos profissionais de saúde.

Palavras-chave:
Tuberculose Pulmonar Idoso Óbito Epidemiologia
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools