Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
MOLNUPIRAVIR (MOL) COMPARADO A NIRMATRELVIR/RITONAVIR (NIRI) PARA COVID-19 EM PACIENTES DE ALTO RISCO COM MALIGNIDADE HEMATOLÓGICA NA EUROPA: UMA ANÁLISE PAREADA DO REGISTRO EPICOVIDEHA
Visits
235
Jon Salmanton-Garcíaa,
Corresponding author
, Francesco Marchesib, Livio Paganoc, Oliver A. Cornelya
a University Hospital Cologne, Colônia, Alemanha
b Istituto Nazionale Tumori Regina Elena di Roma, Roma, Itália
c Fondazione Policlinico Universitario Agostino Gemelli IRCCS, Roma, Itália
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

MOL e NIRI são antivirais destinados a prevenir o desenvolvimento de formas graves de infecções pelo coronavírus (SARS-CoV-2). O nirmatrelvir/ritonavir foi autorizado na Europa em dezembro de 2021. MOL ainda não está licenciado na Europa e pode ser uma alternativa ao NIRI devido a reações adversas menos frequentes e menos interações medicamentosas. Pouco se sabe sobre a eficácia comparativa dos dois medicamentos em pacientes com malignidade hematológica (MH) com alto risco de COVID-19 grave. Nosso objetivo foi avaliar a eficácia de MOL em comparação com o NIRI em nossa coorte de pacientes com MH.

Métodos

Os dados clínicos de pacientes tratados com monoterapias de MOL ou NIRI para COVID-19 foram recuperados do registro EPICOVIDEHA (registro internacional online de pacientes com malignidades hematológicas, infectados por SARS-CoV-2). Os pacientes tratados com molnupiravir foram comparados em termos de sexo, idade (±5 anos), gravidade da MH na linha de base e admissão hospitalar com controles tratados com NIRI.

Resultados

Um total de 108 pacientes que receberam MOL para o tratamento clínico da COVID-19 foram comparados a um número igual de controles que receberam NIRI. Os pacientes em tratamento com MOL tiveram uma prevalência maior de linfopenia (contagem de linfócitos <201 células/μL, n = 16, 15%) em comparação com aqueles em tratamento com NIRI (n = 6, 6%, p = 0,025). Embora uma proporção semelhante de pacientes vacinados tenha sido observada em ambos os grupos (MOL n = 73, 68%, NIRI n = 76, 70%), aqueles sob NIRI receberam mais frequentemente quatro doses (n = 21, 19%) em comparação com aqueles sob MOL (n = 4,4%, p = 0,002). No entanto, não foram observadas diferenças na gravidade da COVID-19 (p = 0,736). Não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas na taxa de mortalidade geral (MOL n = 8,7%; NIRI n = 7,6%; p = 1,0) ou na probabilidade de sobrevivência (d30 p = 0,39; d60 p = 0,70; d90 p = 0,92; último dia de acompanhamento p = 0,92). Em todos os pacientes as mortes foram atribuídas à COVID-19 ou a infecção contribuiu para a morte.

Conclusões

Em pacientes de alto risco com MH e COVID-19, MOL apresentou uma taxa de mortalidade comparável à de NIRI nessa análise de pares combinados. MOL parece ser uma alternativa para o tratamento da COVID-19.

Palavras-chave:
COVID-19 neoplasia hematológica molnupiravir nirmatrelvir/ritonavir SARS-CoV-2
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools