Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-102
Open Access
LEISHMANIOSE TEGUMENTAR GENITAL COM LESÃO SÍFILIS-LIKE - RELATO DE CASO
Visits
829
Gabriela Pereira Barros, Geovana Oliveira Amaral, Isabella Sehn Ribeiro, Luis Pedro Barbosa Benevides, Marcella Lima de Azeredo, Núbia Ferreira da Silva Tavares, Ana Therra Manduca Soares Roverssi
Hospital Regional de Porto Nacional, Porto Nacional, TO, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Lesões genitais sugerem disseminação por via hematogênica em paciente com leishmaniose difusa ou inoculação direta do parasito quando há lesão isolada. Ainda que essa apresentação seja incomum, é necessário investigar hábito de dormir nu ou fazer necessidades fisiológicas ao ar livre em áreas endêmicas.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de LTA, ocorrido no norte brasileiro (região endêmica da doença), no segundo semestre de 2021, com lesão cutânea em região genital, possibilitando a discussão de aspectos clínicos e epidemiológicos, ressaltando alguns dos diagnósticos diferenciais, bem como particularidades do tratamento medicamentoso da doença.

Método

Relato de caso. Paciente do sexo masculino, 52 anos, de procedência mista (intercala períodos em zona rural e outros em zona urbana), comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS), no segundo semestre do ano de 2021, com queixa de lesão única e indolor em região peniana há 40 dias, evoluindo com aumento de tamanho neste período.

Resultados

Discussão: Na maioria dos casos, as lesões cutâneas da LTA se apresentam em regiões expostas do corpo, caracterizadas por serem únicas ou em pequeno número. Geralmente é indolor, possui formato arredondado, chega a medir centímetros, tem base eritematosa, infiltrada e consistência firme, com bordas delimitadas e elevadas, fundo avermelhado e granulações grosseiras (SAÚDE, 2017), o que lembra o aspecto clínico da lesão sifilítica. No caso presente, o principal diagnóstico diferencial foi o de sífilis, no entanto, este diagnóstico foi excluído quando houve a associação dos aspectos epidemiológicos e clínicos com o exame de raspado de lesão evidenciando a presença de amastigotas.

Conclusão

O caso relatado revela aspectos do processo diagnóstico que devem ser ressaltados. Dentre esses aspectos têm-se a importância de considerar diagnósticos diferenciais baseados na epidemiologia local, ou seja, ponderar sobre as possíveis etiologias da doença que em outras regiões geográficas seriam improváveis, mas, que se tornam opções plausíveis nas regiões endêmicas. Outro aspecto é o valoroso papel da anamnese bem conduzida e detalhada que permite direcionar todo o processo diagnóstico. No caso em questão, foram especuladas etiologias relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis, devido à localização da lesão ser em região genital, porém, ao se averiguar os aspectos da lesão, os dados da anamnese relacionados aos hábitos da vida sexual e os aspectos epidemiológicos.

Ag. Financiadora

Tropical Infectologia.

Nr. Processo

12.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools