O Podcast se configura como uma mídia de transmissão de informação sob demanda do usuário que ouve quando e onde desejar os mais diversos assuntos de acordo com seu tempo disponível, dinamizando o processo ensino-aprendizagem não só de estudantes, mas também de profissionais já formados que buscam se atualizar na área. O InfectoCast surgiu em 2017 como uma iniciativa dos residentes da Escola Paulista de Medicina cujo objetivo é difundir o conhecimento da Infectologia em uma nova mídia.
ObjetivoDescrever o público ouvinte de um Podcast na área de Infectologia.
MétodoTrata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza os dados da plataforma Anchor.fm com o perfil do ouvinte do Podcast.
ResultadosO InfectoCast já publicou mais de 40 episódios com diferentes temas e mais de 35 mil ouvintes. 75% dos usuários utilizam a plataforma Spotify, 15% Apple Podcasts, 10% Outras Plataformas. Quanto aos ouvintes, 52% são do sexo masculino e as duas faixas etárias mais prevalentes são 23-27 anos (40%) e 28-34 anos (33%). A região com mais ouvintes é São Paulo (27%), seguido de Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (9%). Em sua conta no Instagram já conta com mais de 25 mil seguidores.
ConclusãoO uso de Podcasts como forma de ensino tem se popularizado nos últimos anos principalmente entre os mais jovens. É importante que as metodologias de ensino também se aperfeiçoem e utilizem dessas novas tecnologias para ampliar a aquisição do conhecimento.