Journal Information
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 28. Issue S2.
14° Congresso Paulista de Infectologia
(October 2024)
Full text access
EP-192 - DOXICICLINA PARA PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO DE SÍFILIS EM CASOS DE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Visits
234
Luana Faian Rocha, Maria Eduarda Alves Mendes, Maria Fernanda Alves Mendes, Giovanna Almeida Mariani, Ravena Karan Melo, Alexandre Tanimoto, Micheli Figueiró Doy
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 28. Issue S2

14° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Introdução

A doxiciclina está sendo estudada como profilaxia pós-exposição para infecções bacterianas sexualmente transmissíveis, apresentando eficácia na redução de infecções por sífilis. Paralelo a isso, observa-se alta incidência de casos de violência sexual em crianças e adolescentes e a constatação de dados de sífilis adquirida nessa faixa etária. Evidencia-se a necessidade de novas abordagens para coibir a infecção pela adesão à doxiciclina pós-exposição (DoxyPEP).

Objetivo

Avaliar o uso de doxiciclina em quadros de abuso sexual de crianças e adolescentes para profilaxia pós-exposição de sífilis adquirida.

Método

A pesquisa foi fundamentada nas bases de dados PubMed, Periódicos e DATASUS, de maio a junho de 2023. No PubMed e Periódicos foram selecionados 6 artigos com recorte temporal de 6 anos, 2018 a 2023. O levantamento de dados foi feito pelos descritores: (a) “doxyPEP”, (b) “doxycycline postexposure” e (c) “doxycycline and postexposure prophylaxis”. No TABNET, usaram-se os recursos do DATASUS por meio de “Notificações Registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação-Brasil”, usando dados sobre sífilis adquirida em 2021, sendo linha como faixa etária e coluna como não ativa. Utilizou-se “Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências-SINAN” e a interrelação linha como faixa etária e coluna como violência sexual em 2021.

Resultados

Foram encontrados 109 resultados. No PubMed, 44 resultados, sendo 6 para (a), 28 para (b) e 10 para (c). No Periódicos, 65 resultados, sendo 7 para (a), 58 para (b) e 0 para (c). No DATASUS para sífilis adquirida foram encontrados os resultados referentes à faixa etária: i. 10-14 anos: 273 casos; ii. 15-19 anos: 5897 casos. Na mesma plataforma, para violência sexual, encontrou-se os resultados relacionados à faixa etária: i. 10-14 anos, 8422 casos; ii. 15-19, 3628 casos.

Conclusão

O tratamento com DoxyPEP mostrou eficácia e consiste em um comprimido de 200mg de doxiciclina administrado até 72h após contato sexual desprotegido. Dados coletados pelo DATASUS apresentaram 12050 casos de violência sexual na faixa etária de 10-19 anos em 2021 no Brasil. Nesse período, 6170 casos de sífilis adquirida na mesma faixa foram diagnosticados, o que leva ao questionamento da correlação entre a violência sexual e a incidência da IST. Pelo fato do doxyPEP já ter seu uso e eficácia aprovada em adultos e não apresentar efeitos colaterais significativos quando em dose única, esse artigo sugere a sua implementação em casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools