Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 151
Full text access
ENDOCARDITE INFECCIOSA NA GRAVIDEZ E NO PUERPÉRIO: RELATO DE DOIS CASOS EM UMA COORTE E REVISÃO DA LITERATURA
Visits
1469
Cristiane da Cruz Lamasa, Fernanda Medeiros de Oliveirab, Maria Theresa Fraifeb, Giovanna Ferrauioli Barbosaa, Gabriel Santiago Moreirab, Isabella Braga Tinoco da Silvab, Thaissa Santos Monteiroa
a Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Duque de Caxias, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

A endocardite infecciosa (EI) na gravidez e no puerpério, embora condição incomum, é muito grave.

Objetivos

Descrever casos de EI numa coorte de adultos com EI em uma instituição brasileira e rever a literatura recente sobre o tema.

Métodos

Buscou-se, dentre casos de EI definitiva pelos critérios modificados de Duke em uma coorte prospectiva de adultos, de janeiro de 2006 a dezembro de 2020, casos de EI relacionada a gravidez e ao puerpério (EIGP). Foi feita revisão de literatura usando descritores entre 2014 e 2020 e os relatos de casos encontrados foram compilados.

Resultados

Dois casos de EIGP foram encontrados entre 401 adultos com EI, com a prevalência de 0,5% da coorte, de 2/139 (1.4%) dentre as mulheres da coorte e de 2/83 (2.4%) de mulheres em idade reprodutiva (18 a 49 anos). A busca de literatura sobre relatos de casos em EIGP resultou em 58 episódios de EIGP; dentre estes, 5 grávidas (8,6%), 8 fetos (13,7%) e 1 neonato prematuro morreram (1,7%). Predisposição valvar estava presente em 13 (22,4%) casos e uso de droga injetável (UDI) em 14(24,1%). Válvulas esquerdas foram as mais frequentemente afetadas em 38 (65.5%) dos casos. O agente etiológico mais frequentemente isolado foi Staphylococcus aureus sensível a meticilina em 17/58 (29,3%), embora os estreptococos do grupo viridans, como grupo, tenham sido os agentes mais frequentes, em 16/58 isolados (27,5%).

Conclusões

UDI foi o principal fator de risco para EI em gravidas e puérperas e ocorreu em um quarto dos pacientes. S.aureus meticilina sensível foi o agente infeccioso mais frequente; a mortalidade foi alta, de 8,6% para as mães, e o dobro para os fetos e neonatos. Devemos considerar o diagnóstico de EI prontamente em situações de febre sem foco em grávidas e puérperas, especialmente naquelas em que sabemos de predisposição valvar e uso de drogas EV.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools