Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 005
Full text access
DOXICICLINA ORAL PARA INFECÇÕES POR ACINETOBACTER BAUMANNII RESISTENTE A CARBAPENEM COMO UMA ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO DE POLIMIXINA: RESULTADOS DE UMA COORTE RETROSPECTIVA
Visits
1437
Felipe Francisco Bondan Tuon, Carolina Yamada, Joao Telles, Ana Andrade, Lavinia Arend, Dayana Oliveira
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

A infecção por Acinetobacter baumannii resistente aos carbapenêmicos (CRAB) apresenta alta mortalidade e poucas opções terapêuticas. Este estudo teve como objetivo avaliar as características clínico-microbiológicas e fatores prognósticos de pacientes com diagnóstico de infecção por A. baumanni. tratados com doxiciclina oral.

Métodos

Uma coorte retrospectiva de pacientes hospitalizados com infecção por Acinetobacter spp. entre 2018-2020 recebendo pelo menos três dias de doxiciclina oral. Dados clínicos e microbiológicos foram avaliados, incluindo o desfecho e a caracterização molecular de A. baumannii. As concentrações inibitórias mínimas de doxiciclina foram avaliadas pelo método de diluição em caldo e time kill curve de doxiciclina para o clone mais frequente.

Resultados

Cem pacientes foram incluídos com idade mediana de 51 anos. O principal local de infecção foi pulmonar (n = 62), seguido por tecidos moles e pele (n = 28). A. baumannii. resistente ao carbapenem foi encontrado em 94%. Os genes blaOXA-23 e blaOXA-51 foram amplificados em todos os isolados recuperados de A. baumannii (n = 44). A doxiciclina MIC50 e MIC90 foram de 1 ug/mL e 2 ug/mL, respectivamente. A taxa de mortalidade em 14 dias e 28 dias de acompanhamento foi de 9% e 14%, respectivamente. Os fatores prognósticos relacionados à morte no final do acompanhamento foram idade > 49 anos [85,7% vs. 46%, IC 95% 6,9 (1,4-32,6), P = 0,015] e hemodiálise [28,6% vs. 7%, CI 95% 5,33 (1,2-22,1), P = 0,021]. Conclusões: A taxa de mortalidade em 14 e 28 dias de acompanhamento em pacientes tratados com doxiciclina para A. baumannii foi de 9% e 14%, respectivamente. Estudos adicionais e maiores devem comparar a polimixina com a doxiciclina para entender melhor as diferenças entre essas opções terapêuticas. A partir deste estudo observacional retrospectivo, a doxiciclina parece ser uma opção possível para infecções CRAB.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools