Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ANÁLISE GENÔMICA DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE ST11 CO-PRODUTOR DE NDM-7 E KPC-2 EM UM HOSPITAL DA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA
Visits
900
Amália Raiana Fonseca Lobatoa,
Corresponding author
amalialobato007@gmail.com

Corresponding author.
, Marcos Vinícios Hino de Melob, Thalyta Braga Cazuzab, Emanoele Saraiva Pereirab, Aline Madeira Marques Saraivaa, Artur Silvaa, Rafael Azevedo Baraúnaa, Danielle Murici Brasilienseb
a Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil
b Instituto Evandro Chagas (IEC), Belém, PA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Em 2020, a OMS tornou prioridade o combate contra a disseminação de patógenos com mecanismos de resistência antimicrobiana, especialmente Enterobactérias, tais quais Klebsiella pneumoniae, um patógeno de alta prevalência em infecção relacionadas a assistência à saúde, principalmente em locais com condições de vulnerabilidade sanitária e recursos escassos na saúde pública como um todo, como a região Amazônica.

Objetivo

Realizar a caracterização fenotípica e genotípica de um isolado clínico de K. pneumoniae produtor de NDM e KPC de um hospital localizado na Amazônia Brasileira.

Métodos

A amostra de K. pneumoniae foi isolada em 2021 do swab retal de um paciente pediátrico em um hospital público na cidade de Belém, Pará. O isolado foi encaminhado a partir da identificação realizada pelo LACEN-PA para o Instituto Evandro Chagas. Realizou-se a microdiluição em ágar para determinar a Concentração Inibitória Mínima e o Sequenciamento de Genoma Total pelo Termo Fischer Ion GenStudio TM S5 Plus. As análises de bioinformática foram feitas com Sickle, SPAdes, Gap2Seq, Scaffolder, Medusa e Prokka. A análise funcional foi realizada utilizando o PlasmidFinder, CARD, Resfinder, PHASTER, Pathogen Watch e VFDB.

Resultados

O isolado apresentou resistência a todas as 12 drogas testadas, e resistência intermediária a tetraciclina. O genoma montado apresentou 5.7 MB, 5.605 regiões codificantes, quatro profagos intactos e seis plasmídeos. O Multi Locus Sequence Type tipado foi o Sequence Type (ST) 11, que faz parte do CC258, que é de alto risco de disseminação. Para os resultados de virulência, foram preditos genes das fímbrias do tipo 1 e 3, do sideróforo yersiniabactin e do SST6 subtipos 1 e 3. O tipo capsular foi considerado desconhecido e o antígeno O foi o O1/O2v2. Além das carbapenemases NDM-7 e KPC-2, foram encontradas as ESBL CTX-M-15, SHV-182, TEM-1, OXA-1 e 9 e outros genes de resistência.

Conclusão

A presença de carbapenemases em elementos genéticos móveis é um alerta para a saúde pública como um todo, principalmente quando encontrada em K. pneumoniae de um ST de alto risco de disseminação e com mecanismos de resistência concentrados em seu aparato genético. A vigilância sanitária em saúde pública é essencial para realizar o rastreio desses patógenos e com auxílio de ferramentas genômicas pode tornar-se fundamental no combate a difusão de superbactérias em ambientes hospitalares.

Palavras-chave:
Klebsiella pneumoniae NDM KPC Resistência Antimicrobiana IRAS
Full text is only aviable in PDF
Download PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools