Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-110
Open Access
AÇÃO ANTIMICROBIANA DE SPRAY FITOTERÁPICO NO USO DE MÁSCARAS CASEIRAS NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES DE VIAS AÉREAS
Visits
937
Aline A.C.B. V. Segecs, Daniel F.M. Sanchez, Diego H. Coutinho, Tiago F. Máximo, Ana B.A. Teixeira-Loyola
Faculdade UNA, Pouso Alegre, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O cenário atual vem nos alertando para garantir a saúde e o bem-estar da população, nesse processo de prevenção está o uso de máscaras caseiras que é um gesto de coletividade e solidariedade. O referido tipo de máscara consiste em barreira física que pode ter grande impacto no combate ou à prevenção e contribuir significativamente para a redução das mesmas. Porém, um dos grandes problemas do uso da máscara caseira diz respeito a sua adequada limpeza e desinfecção. Os produtos de limpeza usados para tal procedimento, detergente, cloro e sabão, por exemplo, agridem e causam grandes danos à natureza se não forem tratados corretamente. O Cymbopogon schoenanthus é uma planta conhecida popularmente pelos nomes capim-santo, capim-cidreira, capim-limão, capim-cidró, capim-de-cheiro, lemongrass entre outros com propriedades medicinais, ele é considerado um potente antimicrobiano.

Objetivo

Desenvolver e avaliar o potencial antimicrobiano do spray de Cymbopogon schoenanthus no uso de máscaras caseiras utilizadas no dia a dia criando um meio alternativo, além dos produtos químicos geralmente utilizados para limpeza das máscaras.

Método

Máscaras de tecido após uso foram semeadas com o auxílio de swab estéril embebido com caldo BHI em placas de petri do meio de cultura plate count agar (PCA) e realizada a contagem bacteriana em unidades formadoras de colônias com o auxílio do aplicativo CFU Scope v1.6 após exposição ao spray de Capim cidrão.

Resultados

O spray fitoterápico foi desenvolvido na qual não mancha o tecido das máscaras e mostrou uma redução da carga microbiana que variou de 52,35% a 431,6% com média de 137,1% mediana de 109,9% após o uso do spray de Cymbopogon schoenanthus.

Conclusão

O spray de Cymbopogon schoenanthus inibe o crescimento de bactérias, sendo uma alternativa natural na redução de microrganismos presentes no uso diário de máscaras caseiras pela população.

Ag. Financiadora

Ânima Educação.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools