Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 039
Full text access
A LETALIDADE EM HOSPITAIS DO PARANÁ NOS INTERNAMENTOS POR COVID-19
Visits
1434
Luiz Augusto Klosowski, Emerson Carraro, David Livingstone Alves Figueiredo
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Objetivo

Avaliar as características diferenciais entre os hospitais envolvidos no atendimento aos pacientes acometidos por COVID-19 no estado do Paraná, comparando o número de internamentos com a letalidade verificada no ano de 2020.

Métodos

Foram avaliadas as fichas de notificação dos casos confirmados de COVID-19 no estado do Paraná, durante o ano de 2020, descrevendo o número de casos com internamentos e de óbitos conforme o hospital, cidade e regional de saúde. Foram inseridos na análise as 22 cidades sedes das regionais de saúde do estado do Paraná e as cidades com mais de 50 casos de internamentos, preservando o maior número de casos possíveis para garantir a representatividade das notificações.

Resultados

Foram notificados 14.352 casos e 4.870 óbitos distribuídos em 181 hospitais e centros de emergência durante o período avaliado. A maioria dos hospitais selecionados tiveram uma alta taxa de letalidade no primeiro ano da pandemia do COVID-19, apresentando uma média de letalidade em 34%. Os municípios com a menor e maior taxa de letalidade foram Maringá e Apucarana, 21% e 74%, respectivamente. Como se tratam de municípios vizinhos, as diferenças de taxas de letalidades hospitalar por Covid-19 parece não haver relação com a localização geográfica.

Conclusão

Como se trata de um estudo em andamento, os resultados sugerem que a estrutura hospitalar teve impactos no índice de letalidade, necessitando de pesquisa qualitativa para avaliar outros fatores que impactam no desfecho do internamento, como número de leitos de UTI, recursos humanos especializado e comorbidades dos pacientes.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools