Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
RESISTÊNCIA CRUZADA ANTIMICROBIANA ENTRE ISOLADOS CLÍNICOS DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA RECUPERADOS DE TRATO RESPIRATÓRIO INFERIOR - SMART BRASIL 2018-2021
Visits
250
Amanda Azevedo Bittencourta,
Corresponding author
amanda.bittencourt@merck.com

Corresponding author.
, Gustavo Mizunoa, Marina Della Negra de Paulaa, Charles Andrew DeRykeb, Fakhar Siddiquib, Vinicius Lima Faustinoc, Paula de Mendonça Batistac, Thales José Bueno Polisc
a Assuntos Médicos Globais (MSD), Brasil
b Merck & Co., Inc., Rahway, Estados Unidos
c Assuntos Médicos Globais (MSD), América Latina
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Pseudomonas aeruginosa com resistência a carbapenêmicos é um patógeno considerado prioritário (nível crítico) pela Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento de novos antimicrobianos. A resistência a antimicrobianos é um problema de saúde pública crescente no Brasil, principalmente entre pacientes de unidades de terapia intensiva (UTI), se correlacionando a maior risco de mortalidade.

Objetivos

Comparar a atividade de ceftolozana/tazobactam (C/T), ceftazidima/avibactam (CAZ/AVI), piperacilina/tazobactam (P/T) e meropeném (MEM) entre isolados de P. aeruginosa coletados no Brasil entre 2018 a 2021, como parte do programa de vigilância global SMART (Study for Monitoring Antimicrobial Resistance Trends).

Métodos

Isolados clínicos de P. aeruginosa coletados em 9 centros do Brasil entre 2018 a 2021 foram analisados quanto à suscetibilidade para C/T, CAZ/AVI, P/T e MEM. Foram incluídos apenas isolados de amostras do trato respiratório inferior e provenientes de pacientes em UTI. A suscetibilidade antimicrobiana foi definada através do EUCAST (European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing) 2023. Foram considerados sensíveis os isolados com sensibilidade e sensibilidade com aumento de exposição (S + SIE), conforme padronizado pelo EUCAST.

Resultados

O tamanho total da amostra foi de 268 isolados. Destes, oito isolados (3%) apresentavam produção de carbapenemases. C/T e CAZ-AVI mantiveram sensibilidade acima de 90% entre os isolados (92,9% e 91,4%, respectivamente). MEM e P/T apresentaram suscetibilidade menores que 80%: sendo 77,6% e 69%, respectivamente. Quando analisamos as cepas resistentes a P/T (n = 83), C/T foi o antibiótico com maior suscetibilidade, com 78,3% de sensibilidade; CAZ-AVI e MEM apresentaram suscetibilidade de 72,2% e 50,6%, respectivamente. Ao analisar cepas resistentes a MEM (n = 60), C/T, CAZ/AVI e P/T mantiveram suscetibilidade de 75%, 66,6% e 31,6%, respectivamente. Nas amostras resistentes a P/T e MEM concomitantemente (n = 41), C/T manteve suscetibilidade em 63,4% dos isolados, enquanto CAZ/AVI manteve 51% de sensibilidade. Em isolados resistentes a CAZ/AVI (n = 23), C/T manteve-se ativo em 30,4% das amostras.

Conclusão

Dentre os antimicrobianos testados, C/T manteve a maior taxa de suscetibilidade em todos os cenários de cross-resistência testados, posicionando-se como um agente relevante entre as opções para o tratamento de pneumonias, especialmente em UTIs.

Palavras-chave:
Resistência Antimicrobiana Pseudomonas aeruginosa Infecção do trato respiratório inferior
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools